Suspensão de pagamentos
O BNDES aprovou a suspensão temporária de pagamentos, bem como o alongamento do prazo de amortização dos empréstimos para clientes de cidades atingidas pelo desastre natural no Rio Grande do Sul, incluindo setor público e debêntures simples não conversíveis de emissão pública. A suspensão de pagamentos acontecerá nas seguintes condições:
- Suspensão completa dos pagamentos de prestações vencidas ou a vencer de financiamentos contratados com o BNDES por 12 meses;
- Prorrogação do prazo do financiamento por até 12 meses, sem elevar a taxa de risco de crédito;
- Prazo para solicitação da suspensão: 31 de outubro de 2024.
Veja os procedimentos para solicitar a suspensão temporária dos pagamentos.
FGI PEAC Crédito Solidário RS
Para possibilitar a ampliação do acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas, o BNDES irá disponibilizar mais R$ 500 milhões em garantia para novos financiamentos. O aporte no FGI PEAC Crédito Solidário RS, fundo específico para o Rio Grande do Sul, pode viabilizar até R$ 5 bilhões em crédito a quem precisa.
Refin Agro Sul
O BNDES permitirá a renegociação de operações de crédito rural contratadas via instituições financeiras credenciadas em que o empreendimento financiado esteja localizado nos municípios com decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública no período de 30 de abril a 20 de maio de 2024, reconhecida pelo Governo Federal.
Pode ser prorrogado para 15 de agosto de 2024 o vencimento das parcelas de principal e de juros de operações de programas agropecuários do Governo Federal e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).
Prorrogação do prazo de embarque de exportações
Prorrogação do prazo de embarque por até 12 meses, das operações cujos Prazos de Embarque terminam entre maio de 2024 e dezembro de 2025, no âmbito das operações diretas e indiretas automáticas do Produto BNDES Exim Pré-embarque.
Veja os procedimentos para solicitar prorrogação do prazo de embarque das exportações.