Home NotíciasCanela RSMeio Ambiente inicia processo de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

Meio Ambiente inicia processo de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

por Redação Onde.ir
Assessoria de ImprensaEduardo Saueressig

A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, com o apoio da empresa Garden Projetos, juntamente com a Câmara de Vereadores, COMDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente de Canela, Conselho do Plano Diretor e ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, iniciou na última quarta-feira (26), o processo de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A iniciativa atende a legislação da Política Nacional de Saneamento Básico (Lei Nº 11.445/2007) e o Novo Marco do Saneamento (Lei Nº 14.026/2020), que tem prazo para ser concluído até 2033. A solenidade para a assinatura do Termo de Início para revisão do PMSB, cujo prazo para conclusão é de 12 meses, foi realizada na sede do Legislativo e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Canela, Alfredo Schaffer, das vereadoras Emília Guedes Fulcher, Carla Reis e do vereador José Vellinho Pinto, da gestora ambiental e Dra. em Recursos Hídricos e Saneamento, Cibelle Machado Carvalho (empresa Garden Projetos), além de representantes de entidades da sociedade civil.

O Plano de Saneamento é uma ferramenta que define diretrizes para os serviços de saneamento básico, tendo como objetivo estabelecer um planejamento das ações de saneamento com a participação popular, com vistas à proteção e despoluição dos recursos hídricos, promoção da saúde pública e a boa qualidade de vida. A apresentação da proposta para construção do novo plano foi conduzida pela gestora ambiental Cibelle Machado Carvalho, que detalhou como será realizado todo o processo. Os trabalhos serão divididos em quatro eixos: manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo de águas pluviais urbanas; esgotamento sanitário; e abastecimento de água potável. “Teremos o auxílio de cerca de 20 profissionais de diferentes áreas. E será através deste plano que poderemos exigir que a concessionária responsável pelo serviço execute as demandas necessárias para a população de Canela”, explica Cibelle.

TRABALHO POR ETAPAS

A revisão e atualização do PMSB inclui as seguintes etapas: reuniões setorizadas para captação de dados primários e secundários; elaboração de prognóstico; estudos de orçamento, viabilidade e indicadores; pré-aprovação dos comitês (programas, projetos, ações, metas e objetivos); revisão do antigo PMSB; e uma audiência pública com a comunidade. “Vamos construir este plano a quatro mãos, analisando detalhadamente todos os pontos necessários, as características do nosso município e as principais dificuldades que enfrentamos como sociedade. Para isso, contamos com uma participação efetiva da sociedade civil”, destaca o secretário Alfredo Schaffer.

As reuniões serão setorizadas e realizadas de forma on-line para facilitar a participação de todos. “Temos um desafio muito grande pela frente para melhorar a qualidade e os nossos índices de saneamento, um fator fundamental para a vida e a saúde de todos”, avalia Schaffer. As datas das reuniões, assim como a agenda do plano de trabalho, serão divulgadas em grupo de WhatsApp com membros dos comitês Executivo e Coordenador do PMSB, além dos canais oficiais da Prefeitura de Canela.

COMITÊ EXECUTIVO DO PMSB:

– Leandro Pereira (Secretaria de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana);

– David Keller (Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico);

– Marcelo Savi (Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura);

– Alexandre dos Santos (Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação);

– Roberto Oliveira (Secretaria de Educação, Esporte e Lazer);

– Ruth Rutzen (Secretaria de Governança, Planejamento e Gestão);

– Luiz Antônio Macedo (Secretaria de Saúde).

COMITÊ COORDENADOR DO PMSB:

– Carlos Canani, Ítalo Fagundes, Carlos Frozi e Luiza Wasen (COMDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente de Canela);

– Emília Guedes Fulcher e José Vellinho Pinto (Câmara de Vereadores);

– Moisés de Souza e Gilmar Alves Ferreira (Secretaria Municipal de Turismo e Cultura);

– Patrícia Pletsch e Fernando dos Santos (Conselho Municipal do Plano Diretor);

– Marcos Zimmermann e Ricardo Mentz (ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela).

Veja também