A Secretaria da Saúde de Gramado, por meio da Atenção Básica, Vigilância em Saúde, CAIS e Hospital Arcanjo São Miguel, vêm a público alertar a comunidade para o expressivo aumento no número de casos de síndromes gripais registrados no município. Além do crescimento no número de pessoas infectadas, as equipes de saúde observam, com preocupação, o agravamento dos sintomas em muitos pacientes.
Esse cenário tem gerado maior tempo de espera nos atendimentos e sobrecarga nos serviços de saúde. Diante disso, as autoridades reforçam a importância da adoção de medidas preventivas pela população, como: Lavagem frequente das mãos com água e sabão; Uso de álcool em gel; Permanência em casa ao apresentar sintomas gripais.
Destaca-se também que a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir casos graves. A imunização é especialmente recomendada para idosos, gestantes e crianças menores de 6 anos, que devem buscar as unidades de saúde o quanto antes para se vacinar.
Além disso, o Hospital Arcanjo São Miguel informa que, devido ao aumento expressivo na demanda, está priorizando o atendimento a casos de urgência e emergência, conforme o protocolo de classificação de risco. Casos de menor complexidade, tanto em adultos quanto em crianças, devem, sempre que possível, buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou ao CAIS, que funciona diariamente das 8h às 20h no Centro Municipal de Saúde.
Com a colaboração e o cuidado de todos, será possível atravessar esse período com mais segurança e eficiência nos atendimentos.