domingo, 23 jun 2024
InícioNotíciasGeraisNatal nos Vinhedos traz espetáculos especiais ao principal destino enoturístico do país

Natal nos Vinhedos traz espetáculos especiais ao principal destino enoturístico do país

O Natal é suficientemente inspirador para emocionar e, portanto, será esse o principal roteiro dos 10 artistas que passarão pelo paco da segunda edição do Natal nos Vinhedos. O circuito trará ao principal destino enoturístico do país – o Vale dos Vinhedos, na Serra gaúcha – artistas de alcance nacional e representantes regionais de grande expressão cultural.

Quem curtir a programação, que ocorre às sextas-feiras e aos sábados de 8 a 23 de dezembro, com entrada franca, poderá ver desde shows musicais a espetáculos acrobáticos. Todos eles terão como fio-condutor a temática natalina, exaltando mensagens de paz e amor.

Musicalmente, o público terá diversidade de canções para cantar junto e se emocionar. Elas vão passar pelos clássicos temas da época e transitar pelas canções italianas, por músicas sacras, por trechos de óperas, por hits dos Beatles ou por hinos pacifistas. Visualmente, a plateia vai se deleitar com performances acrobáticas, incluindo um espetáculo inédito do Tholl, e um número da Cia Sorriso com Arte com direito a Papai Noel voando com suas renas. E, claro, tudo isso acompanhado do melhor da enogastronomia local, com vinícolas comercializando os premiados vinhos e espumantes da região, e estabelecimentos trazendo as mais saborosas delícias da culinária local.

Serviço

O quê: 2º Natal nos Vinhedos

Quando: 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de dezembro, a partir das 19h

Onde: KM 21 da RS-444 no Vale dos Vinhedos (em frente à vinícola Miolo)

Quanto: entrada franca

Conheça as atrações

Dia 8 de dezembro

Laura Dalmás (19h30min)

Com uma trajetória que inclui a participação no “The Voice Brasil”, a cantora gaúcha lançou seu primeiro álbum autoral audiovisual, “Minha Essência”, recebendo o prestigiado Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Intérprete de Música Pop de 2022. A cantora de Carlos Barbosa já andou em turnê pela Europa e deve apresentar no Natal nos Vinhedos músicas de “Minha Essência” e de “Tua”, seu primeiro EP, lançado em 2019, além de sucessos internacionais e canções natalinas. Com mais de 25 mil fãs nas redes sociais, Laura é bacharela em Música Popular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente participa do Natal Luz de Gramado como uma das cantoras principais do espetáculo “Nativitaten”.

Família Lima (20h30min)

Com um show baseado no DVD “Natal em Casa”, a Família Lima convida os espectadores do Natal nos Vinhedos para brindar e celebrar as festas de fim de ano no melhor estilo em família e para as famílias. O show é marcado por uma apresentação carregada de emoção e releituras de canções tradicionais, executando sucessos da época, como “Noite Feliz” e “Bate o Sino”, além de “Meu Guri” e “Amor de Sobra”. “A ideia é que todos celebrem essa data especial com a gente. O espírito natalino não tem exatamente a ver com uma data específica, tem a ver com família, com a união entre as pessoas queridas. Queremos que todos se sintam em uma grande festa de Natal com a gente”, conta Lucas Lima (violino, guitarra e voz). Ao lado de Amon Lima (violino) Moisés Lima (Cello e contrabaixo), Allen Lima (teclados), Marcell Cardoso (bateria) e Bruno Piapara (guitarra), o grupo com 30 anos de carreira encerra o show com a releitura de “Família”, sucesso dos Titãs e tema do programa Tamanho Família (Globo), do qual a Família Lima foi a banda oficial por cinco anos consecutivos.

Dia 9 de dezembro

Dirceu Pastori (20h)

Uma das vozes líricas mais admiradas do Estado, o tenor Dirceu Pastori apresenta toda sua potência artística num espetáculo emocionante, interpretando canções italianas, sacras, árias de óperas mais populares, além de músicas folclóricas, sucessos internacionais e, claro, temas natalinos. Agricultor no interior de Farroupilha, Pastori começou a cantar ainda pequeno nas festas da família, talento que o levou a participar de concertos com formações como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (Osucs) e a se apresentar nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No Natal nos Vinhedos, Pastori fará performances solo ou em duetos com Caroline Gobbato, acompanhados por Paulo Johann ao piano, Heloísa Fochesato ao violino e Lucas Sartor ao violoncelo. O repertório inclui clássicos como “Ave Maria”, “Vivo Per Lei”, “Con Te Partiro” e a super atual “Perfect Symphony”, de Ed Sheeran, gravada em dueto com Bocelli, além de canções populares como “Shallow”, “Hallelujah” e ” Can’t Help Falling In Love”, de árias de ópera como “Brindisi” (da Traviatta de Verdi), “Nessun Dorma” (Puccini), e das folclóricas “Funiculi Funicula” e “Bella Ciao”.

Dia 15 de dezembro

Trebbiano (19h30min)

Para uma banda cujo nome advém de uma variedade de uva, estar entre os parreirais é natural – ainda mais para fazer o que se propõe: música. O grupo de Bento Gonçalves, voltado a apresentar temas instrumentais autorais reunindo a sonoridade de gêneros como tango, milonga, chamamé, jazz, soul e blues, prepara uma apresentação especial para o evento. Nessa proposta em que paisagem e música se harmonizam, Ivan Bucco (acordeon), Gabriel Ambrosi (contrabaixo), Ricardo Pelegrini (guitarra/violão) e William Zandonai (percussão), executarão músicas autorais e clássicos do tango, da MPB e releituras de músicas natalinas que marcaram momentos. Com sua fusão de ritmos e experiências culturais, a Trebbiano difunde a cultura local, enquanto conversa com diversos públicos, tendo se apresentando em lugares como Serra gaúcha, São Paulo e Curitiba, onde por duas vezes tocou na Ópera de Arame.

Tholl (20h30min)

Patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, o Tholl participa do Natal nos Vinhedos pela segunda vez trazendo um espetáculo inédito a Bento Gonçalves. Inspirado no famoso balé “Quebra-Nozes”, o número da trupe de Pelotas reúne 12 artistas que se revezam em 12 números inéditos tendo a música de Tchaikovsky como a grande inspiração. A montagem faz sua estreia no próximo dia 23, em Caxias do Sul, tendo direção e figurinos assinados por Joao Bachilli, diretor do grupo. Com mais de 20 anos de atuação, o Tholl é referência nacional em novo circo, reunindo o aprendizado acrobático da Oficina Permanente de Técnicas Circenses (embrião do Tholl) ao teatro e à dança. Dessa forma, foi originado um grupo circense sem lona ou picadeiro, atuando em teatros e na rua. Várias performances de pequeno porte foram montadas, no início utilizando a acrobacia como foco, depois incluindo o malabarismo, técnicas de clown e pernas-de-pau.

Dia 16 de dezembro

Beatles no Acordeon (19h30min)

O grupo liderado pelo acordeonista Diego Dias, conhecido por fazer versões das canções dos garotos de Liverpool no acordeon, traz isso e um pouco mais ao Vale dos Vinhedos. Clássicos da banda com mensagens de paz e amor, como “All You Need Is Love”, “All My loving”, “Hey Jude” e “Let it Be”, somam-se aos manifestos pacifistas “Imagine” e “Happy Xmas (War is Over) e a temas icônicos do Natal, como “Noite Feliz” e “Jingle Bell”. “A celebração do Natal combina com esse espírito de paz e de busca pela leveza. Se vivemos tempos difíceis, até mesmo violentos, a música tem esse poder de levar alegria para as pessoas, e é isso que queremos transmitir com esse show”, realça Dias, que se apresenta com os irmãos Diogo e Cassiano Farina (violão e contrabaixo, respectivamente) e com Robledo Rock (bateria). O show contará com imagens no telão que relembram momentos marcantes da carreira dos fab four e relacionadas ao Natal.

Vocal Allegro (20h30min)

O Vocal Allegro nasceu como um coral, em 2013, para resgatar grandes canções italianas. O que era um coral, no entanto, se transformou em banda ao longo do caminho, mas a essência não mudou: a cantoria segue em italiano, sempre. Tanto que, além de famosos temas na língua, outros hinos pop como “Dancing Queen” e “Can’t Take my Eyes off You” ganharam versões em italiano do grupo de Garibaldi. É isso que eles também farão no espetáculo que apresentarão no Natal nos Vinhedos. Eles levam ao palco do evento exclusivas canções natalinas cantadas em italiano, como “Santa Claus is Coming to Town” (“Il Natale Arriva in Città”), “White Christmas” (“Bianco Natale”), “Hallellujah”, entre outras. O grupo já se apresentou em eventos como Natal Luz e Festa da Uva, tem um DVD gravado e dois videoclipes, incluindo a música original “Paradiso Quaggiù”, composta especialmente para o Vocal Allegro por Mario Michelon e Tiago Fernando Andreola.

Dia 22 de dezembro

Rodrigo Soltton (19h30min)

O pianista Rodrigo Soltton promete um show para ecoar pelo Vale dos Vinhedos. Ele estará acompanhado por um grande coro com mais de 100 vozes para interpretar tradicionais temas natalinos e hinos de paz e amor. A apresentação contará com integrantes do Coral da Fundação Casa das Artes, sob a regência do maestro Gerson de Souza, e os Canarinhos de Bento Gonçalves, Canarinhos do Medianeira, Canarinhos de São Valentim, Canarinhos da Escola Nossa Senhora da Salette, Canarinhos do Jose Farina e Canarinhos de Pinto Bandeira, com a regência do maestro Celso Fortes. Juntos no palco, Rodrigo e o grande coro interpretam temas como “Halellujah”, “Noite Feliz”, “Paz na Terra” e ‘You Raise me Up”. “Fico muito emocionado com isso, porque eu mesmo aprendi a arte da música nos Canarinhos de Novo Hamburgo, minha terra natal”, conta. A apresentação de Soltton no Natal ocorre dentro de um ano importante para o artista, que mais uma vez participou do Projeto “Emoções” do Rei Roberto Carlos e também fez shows internacionais em Angola e na África do Sul.

Orquestra de Teutônia (20h30min)

Com mais de 20 músicos no palco, a formação que se apresenta no modelo de “Big Band Standard”, com naipes de palhetas, metais, harmonia e percussão, passeia por um repertório que relê temas da infância anunciando o nascimento de Jesus Cristo, a chegada do Papai Noel e do Ano-Novo. Juntamente à atividade musical, a orquestra mostra um trabalho de expressão corporal, dançando e desenvolvendo coreografias que estimulam uma troca de energia e emoções com o seu público. Entre seus seis CDs, o grupo gravou um dedicado a temas natalinos como “Sinos de Belém”, “Boas Festas”, “Noite Feliz”, entre outras, todas arranjadas pelo maestro da orquestra, Astor Jair Dalferth.

Dia 23 de dezembro

Sunset Riders (19h30)

Formada em 1998, a banda porto-alegrense Sunset Riders apresenta cover dos grandes sucessos internacionais e nacionais do pop rock, destacando-se por sua fidelidade vocal e instrumental na execução das músicas, a banda apresenta um vasto repertório composto de clássicos da música popular internacional das décadas de 60, 70, 80 e 90. A playlist traz nomes como Creedance, Erause, A-Há, Survivor, Queen, Beatles, Depeche Mode, Simple Mind, Men at Work, The Clash, Billy Idol, Phyl Collins, Bee Gees, entre outros.

Cia Sorriso com Arte (20h30min)

Técnica, elegância e emoção fazem parte do espetáculo “Um Sonho de Natal”, montagem que a companhia de Santa Maria Sorriso com Arte apresenta no encerramento do evento, reunindo habilidades em teatro, dança e circo. E surpresas. Com figurinos luxuosos, o número conta com uma cenografia exuberante, cujo palco se expande em um corredor até o meio do público, fazendo com que ele se sinta mais próximo do espetáculo. Isso ocorre com o auxílio de um guindaste que passeia com personagens a mais de 50 metros de altura. Além disso, a cenografia conta com painéis cenográficos de LED e projeção mapeada no palco e, claro, com os personagens tradicionais do imaginário natalino. Na história, o renas, duendes e soldadinhos de chumbo oferecem suporte para falar a respeito dos sonhos de uma criança em pleno Natal, trazendo mensagens de união e fraternidade. Para arrematar essa história, o momento mais aguardado: a descida de rapel do Papai Noel, como se estivesse chegando dos céus com seu trenó, sendo recebido pelos personagens do espetáculo. A direção é de Karine Pissutti, que levou a companhia a se apresentar em países da Europa e da América do Sul.

Fonte|Foto: Exata Comunicação | Natana Fontes
Mais Notícias

Roteiros em Destaque