A Administração Municipal de Nova Petrópolis deu início, na última semana, às obras de infraestrutura educacional no Bairro Vale Verde. Anunciados em agosto, os dois grandes projetos envolvem a reforma e ampliação da EMEF Augusto Guilherme Gaedicke e a construção de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI).
O investimento total será de aproximadamente R$ 6,3 milhões, oriundos de recursos próprios do Município e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
O início das obras representa a concretização de um compromisso firmado com a comunidade. “No 8º mês de trabalho anunciamos melhorias desta grandeza para o bairro. Para mim é uma alegria e satisfação muito grande anunciar soluções para essas demandas tão importantes”, disse o prefeito Daniel Carlos Michaelsen, na ocasião do anúncio.
“Este é um sonho de muitos anos da comunidade e um compromisso desta Administração, que está sendo firmado – e cumprido – com o Bairro Vale Verde”, complementou o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva.
Impacto na Rede Municipal de Ensino
Com a conclusão dos projetos, serão abertas 188 novas vagas para a Educação Infantil e 212 para o Ensino Fundamental, totalizando 400 novas matrículas.
A secretária de Educação e Desporto, Caroline Andréia Kehl Matter, explica que o investimento resolve um gargalo histórico do Município. “A ampliação da AGG vai dar qualidade para a educação na comunidade e a construção da escola de Educação Infantil possibilitará o atendimento de mais de 180 crianças. A nova escola é importante para esta comunidade, mas também é importante para Nova Petrópolis, pois o espaço físico vai atender outras crianças de bairros vizinhos, já que hoje nos faltam vagas no berçário e maternais”, detalha a secretária.
Detalhes dos Projetos
EMEF Augusto Guilherme Gaedicke: A escola existente passará por uma ampliação de 834,1m². Será criado um andar superior sobre a construção atual, utilizando uma estrutura independente de pilares em concreto armado aparente – um “exoesqueleto”, como define a arquiteta Cristina Tavares – para não sobrecarregar a estrutura existente. A inspiração inicial para a tipologia foi a arquitetura modernista do Palácio do Itamaraty, em Brasília. O novo andar contará com seis salas e capacidade para mais de 200 classes de estudantes.
Nova Escola de Educação Infantil (EMEI): A nova escola será construída do zero, com uma área de 1.345,84m². A estrutura foi projetada para atender até 188 crianças e contará com 10 salas de aula; duas salas de berçário, equipadas com fraldário, sala de higiene e solário; cozinha, lavanderia e lactário; área administrativa própria; um refeitório amplo, que possibilitará a realização de eventos e reuniões com a comunidade escolar, além de criar ambientes de recreação cobertos para os dias de chuva e frio e banheiros acessíveis.