A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social e do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA), promove, no dia 5 de agosto, das 15h às 17h, o 8º Seminário da Semana Mundial da Amamentação de Nova Petrópolis, no Plenarinho da ACINP. O evento é gratuito e aberto ao público, e contará com a palestra “Da Gestação ao Acolhimento: O Círculo Virtuoso que Garante o Sucesso da Amamentação”, ministrada pela Dra. Flávia Gheller Schaidhauer, pediatra, consultora em Lactação com certificação internacional – IBCLC, doutoranda em Pediatria e docente do Curso de Medicina – Unisul/SC.
A atividade é alusiva ao Agosto Dourado e à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que, em 2025, tem como tema “Priorizemos a amamentação: criemos sistemas de apoio sustentáveis”. A SMAM é comemorada, anualmente, na primeira semana de agosto.
O seminário tem como objetivo sensibilizar e informar a comunidade sobre a importância da amamentação para a saúde e o bem-estar de mães e bebês, além de fortalecer a rede de apoio às famílias nesse período tão significativo. A programação visa promover o compartilhamento de conhecimentos, experiências e práticas que contribuem para o sucesso do aleitamento materno, reunindo profissionais da saúde, gestantes, puérperas, familiares e demais interessados no tema. A iniciativa reforça o compromisso do Município com a promoção da saúde de mães e bebês e com a construção de ambientes mais acolhedores e informados sobre os benefícios da amamentação.
Por conta da participação dos profissionais de Saúde de Nova Petrópolis no seminário, no dia 5 de agosto, terça-feira, o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do interior ocorrerá das 7h30 às 14h e na UBS Centro das 7h às 14h (sem fechar ao meio-dia). Os atendimentos do Inverno Gaúcho na UBS Centro retornarão, normalmente, das 17h às 20h, no dia 5 de agosto.
Sobre o Agosto Dourado e a Semana Mundial de Aleitamento Materno
O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como: realização de palestras e eventos; divulgação nas diversas mídias; reuniões com a comunidade; ações de divulgação em espaços públicos; iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada, entre outras.
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.
Em 2025, a campanha tem como tema “Priorizemos a amamentação: criemos sistemas de apoio sustentáveis”, e tem como foco o meio ambiente e as mudanças climáticas. A campanha destaca a importância de priorizar o aleitamento por meio da construção de sistemas de apoio robustos e sustentáveis. Um ambiente de apoio à amamentação não só beneficia as famílias, mas também reduz significativamente o impacto ambiental associado à alimentação artificial. A campanha busca conectar atores em todos os níveis envolvidos no apoio ao aleitamento para criar sistemas de apoio resilientes e sustentáveis.
Objetivos da SMAM 2025
- Informar as pessoas sobre seu papel na criação de ambientes de apoio e sustentáveis para o aleitamento.
- Estabelecer o apoio contínuo ao aleitamento como um componente vital para a criação de um ambiente sustentável.
- Engajar indivíduos e organizações para aprimorar a colaboração e o suporte ao aleitamento.
- Mobilizar ações para conectar sistemas de apoio ao aleitamento, contribuindo para um ambiente mais sustentável.