Buscando manter ações de aproximação com a comunidade, o Parque do Caracol, em Canela, recebeu nesta quinta-feira, 10 de julho, a visita de professores, monitores e alunos da Escola Municipal Machado de Assis, que integram desde março deste ano o Projeto “Saber Caracol”. A iniciativa é voltada à educação ambiental e reforço escolar e foi criada pelo Grupo Iter com parceria técnica e de realização do Instituto da Criança.
Na ocasião, os pequenos visitantes realizaram a primeira de cinco visitas ao atrativo turístico, reconhecido por ser uma área de preservação ambiental e ter um bioma diversificado, e puderam aprender na prática mais sobre a fauna e flora da região.
“Esse projeto tem uma importância muito grande porque desenvolve o fato do conhecimento da ‘gurizada’ na questão ambiental e da preservação, principalmente da mata de araucária, dos mananciais, da parte dos arroios que nós temos na cidade e que temos que cuidar. Então a gente consegue fazer com uma geração que vai replicar isso para as próximas gerações futuras, por isso estamos fazendo um trabalho de conscientização e também educação ambiental para que isso aconteça”, explica o professor de Meio Ambiente da escola que conduziu a saída de campo, Sérgio Henrique Licks.
Durante o passeio, o grupo fez a jornada do visitante, passando pelo Observatório – A Torre Araucária, Casa Raízes, Jardim do Mel e Deck do Moinho, e ainda almoçou em uma das novas churrasqueiras.
Ex-aluna é inspiração para o futuro
Ex-aluna da Escola Machado de Assis, Larissa de Souza Carvalho de Lima hoje é jovem aprendiz do setor de Gente e Gestão do parque e recebeu os pequenos visitantes. “É muito gratificante estar recebendo eles sendo uma profissional aqui no parque hoje. Espero que eles aproveitem muito a trajetória deles e vejam o quão importante é a escola”, contou.
Além das visitas ao Parque do Caracol, durante o ano letivo de 2025, os alunos têm quatro horas semanais de reforço escolar, e participam de oficinas, projetos práticos e atividades lúdicas sobre temas ambientais como o uso consciente da água e energia renovável.
Outra atividade além do ambiente escolar, acontecerá no dia 5 de agosto, quando os alunos irão conhecer a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Canela, localizada no bairro Santa Terezinha. Neste dia, os estudantes irão aprender mais sobre a importância da água potável. A atividade é uma parceria do Parque do Caracol com a Corsan.
Projeto beneficia todos os alunos
A Escola Municipal Machado de Assis é uma instituição de ensino multiserial, onde todos os alunos de diferentes idades e anos estudam juntos, por isso a ação permite a participação de todos os alunos da escola.
O Projeto Saber Caracol também oferece suporte pedagógico personalizado para estudantes com dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Meio Ambiente.
Karina Cox, gerente geral do Instituto da Criança acompanhou a visita desta quinta-feira e salientou a importância do projeto na conscientização das novas gerações: “Eu entendo que o reforço escolar, e aqui tem um valor agregado, é um reforço escolar com temática de educação ambiental, é importante para qualquer criança, né? É preciso ensinar essa nova geração a ser resiliente às mudanças climáticas e a serem guardiões da natureza. Então, eu acho que a gente está tratando de um tema ambiental, falando aqui em semente, plantando uma semente de conhecimento nessas crianças para que elas nos ajudem a proteger a natureza. Por outro lado, a gente entende também que um projeto de reforço, ele deixa a criança mais tempo no ambiente escolar, isso cria um conforto para os pais, que podem trabalhar mais, podem se dedicar mais a outras atividades enquanto seus filhos estão bem cuidados no ambiente escolar”.
Para acompanhar os resultados da iniciativa, uma equipe técnica interdisciplinar monitora e avalia o desempenho acadêmico dos alunos em relação aos conhecimentos adquiridos.
“Ver os primeiros resultados desse trabalho nos enche de orgulho. Essa iniciativa nasceu do desejo de fortalecer o vínculo entre o Parque do Caracol e a comunidade, ensinando para a nova geração sobre a importância da preservação ambiental e o uso consciente dos recursos naturais. Estamos no caminho certo e teremos resultados ainda mais positivos ao longo da realização do projeto”, afirma Sandra Ferraz, gerente geral do parque.
Parceria entre Grupo Iter e Instituto da Criança
O Grupo Iter, holding que administra o Parque do Caracol, buscou o Instituto da Criança, reconhecido gestor social com 30 anos de atuação e influência sobre mais de 900 organizações sociais distribuídas em quase todos os estados do Brasil, para desenvolver o projeto “Saber Caracol”.