Desde o início de março, os pavilhões do Expogramado estão sendo preparados para a realização da 33ª edição da Festa da Colônia, que inicia no dia 25 de abril. A programação ocorrerá diariamente, com exceção da quarta-feira, dia 08 de maio, e segue até o dia 12 de maio. As melhorias estão sendo realizadas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos em conjunto com a Secretaria de Agricultura.
Assim como ocorreu nos anos de 2021, 2022 e 2023, a equipe da Prefeitura de Gramado realizou a substituição das madeiras, que são produzidas pela Serraria Municipal, pintura e reformas, além do paisagismo realizado pelo Horto Municipal Oscar Knorr, da Secretaria de Agricultura.
“Inclusive estamos instalando corrimões e decorando os parapeitos com floreiras para melhorar alguns locais e proporcionar uma melhor experiência aos visitantes da Festa”, disse o Secretário de Obras, Willian Camillo. Para ele “a Festa da Colônia possui uma relevância histórica e cultural para todos os gramadenses, por isso estamos empenhados em oferecer à comunidade e aos visitantes um espaço agradável e bem cuidado. Até o dia 25 os nossos esforços estarão concentrados para atender as expectativas de todos e realizamos mais uma vez uma grande Festa”, garante Willian.
A 33ª Festa da Colônia de Gramado é apresentada pelo Ministério da Cultura e conta com a Lei de Incentivo à Cultura. O apoio é do Sebrae Agronegócio – empreendedorismo que transforma, Sicredi Pioneira e Orquídea Alimentos. A hospedagem oficial é da Laghetto e colaboração da RBT Internet, Fecomércio Sesc/Senac. O apoio institucional é da EMATER/RS. O Agente Cultural é a AM Produções. A promoção é da Prefeitura de Gramado e realização da Gramadotur.
A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura.
Paralelamente à Festa da Colônia acontece no complexo do Expogramado a Feira Feito em Gramado com mais de 170 expositores.