Home NotíciasNova PetrópolisPoder Executivo de Nova Petrópolis conquista Selo Prata no Programa Nacional de Transparência Pública 2025

Poder Executivo de Nova Petrópolis conquista Selo Prata no Programa Nacional de Transparência Pública 2025

Site oficial do Município atingiu o índice de 78,37% de transparência

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis

O Poder Executivo de Nova Petrópolis foi reconhecido com o Selo Prata de Qualidade em Transparência Pública 2025, alcançando 78,37% de transparência no site oficial do Município. A certificação é concedida pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), para instituições que atingem altos níveis de transparência (geralmente entre 75% e 84% dos critérios de avaliação), garantindo acesso claro a informações orçamentárias e de gestão. A iniciativa avalia a transparência ativa com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) e na Lei de Responsabilidade Fiscal.

O resultado evidencia o compromisso da Gestão Municipal com a clareza e a ética, facilitando o acesso da população a dados sobre gastos, licitações e ações. O selo demostra um esforço contínuo de adaptação dos portais às exigências de transparência exigidas pelos Tribunais de Conta. Para consultar em detalhes o resultado atingido pelo Poder Executivo de Nova Petrópolis, acesse o link https://radardatransparencia.atricon.org.br/respostas.html.

O secretário Municipal de Administração, Paulo Marcos Schwantz, destacou que a conquista do Selo Prata representa o empenho permanente da Administração Municipal em aprimorar os mecanismos de transparência e controle social. Segundo ele, o reconhecimento é resultado do trabalho conjunto das Secretarias e equipes técnicas, que atuam na atualização constante das informações disponibilizadas à comunidade.

“Atingimos o índice de 100% nos critérios intitulados ‘informações prioritárias’ e ‘ouvidoria’, além de outros inúmeros aspectos descritos na pesquisa. O acesso claro e facilitado às informações públicas fortalece a cidadania, amplia a confiança da população na gestão pública e reafirma nosso compromisso com a legalidade, a responsabilidade fiscal e a boa governança”, afirmou o secretário.

Veja também