A Secretaria Municipal de Saúde de Gramado intensifica, nesta semana, a Campanha de Vacinação contra Influenza, com objetivo de alcançar 95% de cobertura nos três grupos de maior risco: idosos, gestantes e crianças menores de 6 anos. Até o momento, 18% do público‐alvo já recebeu o imunizante, mas ainda há muito a ser feito para reforçar a proteção antes do início do período sazonal da doença.
A campanha prioriza, além dos três grupos de maior risco, as seguintes populações:
crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
A expectativa é que, com alta adesão, sejam evitadas internações por complicações da gripe, óbitos, pneumonias e surtos em escolas. “A vacina é a forma mais segura de proteger você e sua família contra a influenza. Contamos com a colaboração de toda a comunidade para superarmos metas e garantirmos um inverno saudável”, afirma o secretário de Saúde, Jeferson Moschen.
Confira os locais e horários para vacinação:
UBS Floresta: segunda a sexta, das 7h30 às 16h, sem fechamento ao meio‐dia
ESF Várzeas Grande: segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h
UBS Centro: segunda a sexta, das 8h às 16h45, sem fechamento ao meio‐dia
UBS CAIC: segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30
ESF Pórtico: segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 16h30
UBS Carniel: segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h
UBS Jardim: segunda a quinta, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30 (somente adultos)
Até o momento, o grupo de idosos – o mais numeroso, com 1.868 pessoas – registra 26% de cobertura vacinal. Entre os demais públicos: profissionais da saúde (8%), gestantes (17%), puérperas (43%), crianças (14%), trabalhadores da educação (13%), pessoas com comorbidades (7%), pessoas com deficiência (2%) e trabalhadores do transporte coletivo (2%). Esses percentuais reforçam a necessidade de mobilização imediata para aumento da adesão e alcance da meta de 95% nos grupos de maior risco.