domingo, 14 abr 2024 21:50:39
InícioNotíciasGramado RSProcissão dos Passos propõe momentos de oração, fé e reflexão na Páscoa...

Procissão dos Passos propõe momentos de oração, fé e reflexão na Páscoa em Gramado

Momentos de reflexão e espiritualidade são reservados para a Procissão dos Passos nesta Sexta-feira Santa (29), a partir das 20h, na programação da 9ª Páscoa em Gramado – Gramado Aleluia. Com mais de 400 pessoas entre elenco e membros da comunidade católica, o desfile ao ar livre encena a via crucis de Jesus Cristo. Os fieis partem em procissão pela avenida Borges de Medeiros até a Igreja Matriz São Pedro. O bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, participa da celebração religiosa.

O espetáculo de fé terá 12 cenas e oito carros alegóricos contando os últimos passos de Jesus Cristo na Terra. Além de elenco de 45 artistas locais, a procissão reúne membros de 16 comunidades da Paróquia São Pedro.

Conforme a diretora de Eventos da Gramadotur, Tatiana Ferreira, a procissão terá novidades que prometem trazer ainda mais emoção ao cortejo. “Estamos preparando tudo com muito carinho, dedicação e amor para que tenhamos momentos realmente emocionantes. Neste ano, faremos a substituição do som mecânico pela banda, que vai estar na procissão fazendo o tradicional toque dos tambores. Na recepção da procissão na Igreja São Pedro, teremos um quinteto de sopros junto com o Coral Vozes de Gramado”, revela Tatiana.

De acordo com ela, a procissão prioriza a religiosidade. “Será um momento de introspecção e de muito respeito. Nós agradecemos a comunidade católica que contribui tanto para que a procissão tenha a relevância que possui. Temos em Gramado uma das mais significativas celebrações do Estado”, conclui.

Em respeito ao simbolismo da data, a programação lúdica terá atrações reduzidas na Sexta-feira Santa. Com 25 dias de atrações gratuitas, a 9ª Páscoa em Gramado é apresentada pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Vitivinícola Jolimont. Copatrocínio: Havan. Apoio: Florybal Chocolates, RBT Internet e Pagbank Banco Completo. Hospedagem oficial: Laghetto. Colaboração: Casa Lúdica Gramado e Fecomércio Sesc/Senac. Apoio institucional: Achoco Gramado. Agente cultural: Marca Produções Artísticas e Leão Produções. Financiamento: Pró Cultura, Secretaria de Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Promoção: Prefeitura de Gramado. Realização: Gramadotur e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil – União e Reconstrução.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (29)

9h – Vila de Páscoa (Das 9h às 21h), na Praça das Etnias

11h – Espaço Kids (Das 11h às 20h), na Rua Coberta

16h – Hoje é Páscoa, na Vila de Páscoa

20h – Procissão dos Passos (Sexta-feira Santa), na avenida Borges de Medeiros

Sábado (30)

7h – Corrida e Caminhada Coelho, na Rua Coberta

9h – Vila de Páscoa (Das 9h às 21h), na Praça das Etnias

11h – Espaço Kids (Das 11h às 20h), na Rua Coberta

11h – Carol Thoen e Alisson, na Rua Coberta

15h – Parada de Páscoa, na avenida Borges de Medeiros

16h – Contos de Páscoa – A Magia do Coelhinho (teatro de bonecos), na Vila de Páscoa

16h – Visita Casa do Coelho Pascoalino (das 16h às 18h30), na Vila de Páscoa

17h – Show de Mágica, na Rua Coberta

Domingo (31)

9h – Vila de Páscoa (Das 9h às 21h), na Praça das Etnias

11h – Espaço Kids (Das 11h às 20h), na Rua Coberta

15h -Parada de Páscoa, na avenida Borges de Medeiros

16h – A História Primordial da Páscoa, na Vila de Páscoa

16h – Visita Casa do Coelho Pascoalino (das 16h às 18h30), na Vila de Páscoa

17h – Show de Mágica, na Rua Coberta

Fonte|Foto: Halder Ramos |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque