A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria da Fazenda, promoveu na última sexta-feira (9), no auditório da Prefeitura, uma reunião com profissionais da classe contábil. O encontro, idealizado pela secretária da Fazenda, Sônia Molon, teve como palestrante o economista Rodrigo Fantinel, ex-secretário da Fazenda de Porto Alegre e que possui um vasto currículo com experiência em diversos cargos públicos na área. Na pauta central da reunião estava a reforma tributária, que impactará diretamente as empresas e terá influência na receita do novo Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS) para o município.
O palestrante Rodrigo Fantinel explicou aos presentes como ocorrerá o cálculo do IBS, ressaltando que até 2077 os municípios receberão uma pequena parte vinda do próprio consumo. No entanto, Fantinel alertou que a maior parte dos valores será repassado com base em um cálculo complexo envolvendo a média do Imposto Sobre Serviços (ISS) arrecadado entre os anos de 2019 e 2026, apontando a importância do trabalho dos contabilistas para auxiliar o ente fiscal, garantindo assim que Gramado receba uma boa receita de IBS nos próximos 70 anos. “Buscamos explicar de forma bem didática como funcionará a transição entre o antigo e o novo sistema tributário”, revela Fantinel.
ESTRATÉGIAS E ASSUNTOS GERAIS
A secretária Sônia Molon aproveitou o encontro para apresentar as estratégias de fiscalização e o fluxo de cobranças que será adotado pela Secretaria da Fazenda nos exercícios de 2025 e 2026, anos fundamentais para garantir a arrecadação municipal pelos próximos 70 anos, em razão da reforma tributária. Também foram abordadas demandas encaminhadas pela Associação de Contabilistas e detalhado o Programa ‘Em Dia com Gramado’, destacando as datas para adesão, os descontos progressivos e os canais de contato. “É com diálogo, troca de informações e transparência que conseguiremos atingir índices importantes para o nosso município, que serão revertidos em serviços prestados à comunidade gramadense”, avalia Sônia Molon.