Home NotíciasCâmara Municipal de GramadoPsicopedagogia em foco: Tribuna do Povo destaca a importância da regulamentação da profissão

Psicopedagogia em foco: Tribuna do Povo destaca a importância da regulamentação da profissão

por Redação Onde.ir
Câmara Municipal de Vereadores de Gramado

A Psicopedagogia é uma área do conhecimento que integra os saberes da Psicologia e da Pedagogia para compreender e intervir nos processos de aprendizagem humana. O psicopedagogo atua identificando e solucionando dificuldades que comprometem o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de indivíduos em diferentes fases da vida. Seu trabalho é essencial para melhorar o desempenho escolar, promover inclusão e garantir que o aprender aconteça de forma significativa.

Apesar de já consolidada no meio educacional e reconhecida por sua relevância em contextos clínicos e institucionais, a Psicopedagogia ainda não é uma profissão regulamentada no Brasil. Essa realidade pode mudar com a tramitação do Projeto de Lei nº 116/2024, no Congresso Nacional, que propõe estabelecer critérios legais, éticos e técnicos para o exercício da atividade. Entre os avanços previstos no PL estão: o reconhecimento legal da profissão, a criação de um Conselho de Classe, a obrigatoriedade do sigilo profissional e a consolidação da Psicopedagogia como uma área de interface entre a Educação e a Saúde.

Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado nesta segunda-feira, dia 4, o psicopedagogo Englebson Azevedo utilizou a Tribuna do Povo para defender a aprovação do projeto. Em sua fala, destacou o impacto social da profissão, sua contribuição na promoção da saúde mental e o papel estratégico do psicopedagogo na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

“Diante da relevância do tema, venho solicitar, respeitosamente, que esta Câmara de Vereadores manifeste apoio formal ao PL 116/2024, encaminhando manifestação pública aos deputados federais e senadores gaúchos, bem como aos demais entes e instituições comprometidos com a valorização da educação, da saúde mental e do desenvolvimento humano”, declarou o profissional.

Originária da França no século XIX e difundida pela América Latina, a Psicopedagogia se consolidou no Brasil a partir da década de 1970. Atualmente, está presente em escolas, hospitais, projetos sociais e empresas, sempre com atuação interdisciplinar voltada ao bem-estar e à aprendizagem.

Ao abrir espaço para o debate e dar voz a profissionais da área, a Câmara Municipal de Gramado reafirma seu compromisso com o fortalecimento da educação, da saúde mental e da valorização de pautas que promovem o desenvolvimento humano. A participação ativa da sociedade em temas como esse reforça o protagonismo do Legislativo em construir, junto à comunidade, uma cidade mais inclusiva, consciente e preparada para o futuro.

Veja também