quarta-feira, 12 jun 2024
InícioNotíciasGeraisReunião discute melhorias no Aeroporto de Caxias do Sul para atender parte...

Reunião discute melhorias no Aeroporto de Caxias do Sul para atender parte da demanda de voos no RS

Na manhã desta segunda-feira, 20, autoridades e membros do trade turístico da Serra Gaúcha se reuniram no Aeroporto de Caxias do Sul para discutir melhorias necessárias diante da paralisação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que segue sem prazo exato para retomar as operações. Com o fechamento temporário do principal aeroporto do RS, o foco se volta para a melhoria das condições dos aeroportos alternativos no Rio Grande do Sul, visando aumentar a capacidade de recebimento de voos e garantir a mobilidade dos turistas que vêm visitar o Rio Grande do Sul e para quem vai viajar para outros destinos.

O encontro contou com a presença do prefeito de Caxias do Sul, representantes da CIC Caxias do Sul, da Casa Civil do Rio Grande do Sul, empresários do trade turístico e autoridades locais. A reunião foi motivada pelos deputados, Marcel Van Hattem e Maurício Marcon, que já destinaram uma emenda no valor de R$ 1,3 milhão para a compra de dois equipamentos PAPI (Precision Approach Path Indicator), que ampliarão a capacidade de operação do aeroporto, mitigando em até 70% o cancelamento de voos devido à neblina. A reunião contou ainda com a participação de Felipe Peccin, diretor do Grupo Casa Hotéis, e Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker.

O Aeroporto de Caxias do Sul apontou a necessidade de um investimento de 10 milhões de reais para melhoria para que tenha capacidade de operar até 24 voos comerciais diários de grande porte. Deste volume de investimentos, 4 milhões já estão sendo aplicados em segurança, melhorias na pista, e no terminal, o que deve ocorrer em até 60 dias, se os investimentos ocorrem. Felipe Peccin ressaltou que está havendo um esforço conjunto dos empresários de Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul para apoiar o aeroporto e auxiliar no aumento desta capacidade.

Adriane Brocker Boeira Guimarães, que também faz parte do Comitê de Retomada Social e Econômica da Serra Gaúcha, informou que está mapeando e estruturando a operação do Grupo Brocker com traslados e receptivos no Aeroporto de Caxias, e em breve no de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, para receber os turistas. “Essas são algumas das iniciativas que estão sendo trabalhadas para minimizar a inoperância temporária do Aeroporto Salgado Filho, mas também fortalecer a infraestrutura aeroportuária da Serra Gaúcha, beneficiando o turismo e a economia local”, explica Any.

Fonte|Foto: ODB Comunicação |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque