sexta-feira, 14 jun 2024
InícioNotíciasCanela RSRomaria e Festa de Caravaggio, em Canela, segue até domingo

Romaria e Festa de Caravaggio, em Canela, segue até domingo

A movimentação iniciou bem cedo da manhã, quando milhares de pessoas esperavam para acompanhar a romaria a Pé da 63ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, o mais antigo evento de Canela e um dos maiores eventos religiosos do Estado.  Neste dia muitas pessoas pagam promessas para a Mãe de Caravaggio, que é considerada milagrosa, principalmente quanto a problemas de saúde. Muitas mães levam seus filhos pequenos, desde bebês até completarem 7 anos de idade, vestidos de anjos. Homens participam há anos carregando grandes cruzes de madeira. Pessoas carregando velas, flores e de pés desçalços também são vistas no cortejo. A chegada da romaria no Santuário é sempre um momento de muita emoção e neste ano os alunos do Centro Social Padre Franco, juntamente com a Banda Marcial da Escola Neusa Mari Pacheco participaram. Seis crianças caracterizadas de anjos receberam a imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio, abrindo caminho com pétalas de flores ao longo da passagem. Em seguida, apresentaram uma coreografia encenada por dois anjos ao som da música  “Perfeito é quem te criou” a cargo da banda marcial. Para encerrar este momento especial que antecedeu a Missa campal, seis crianças coroaram a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio.

A devota Rosangela Oliveira, de Canela, 64 anos, diz que participava do evento quando criança, na banda marcial da escola e desde então nunca faltou a uma edição da romaria e festa, apesar de não morar mais na cidade. “Meus filhos já nasceram com esta fé! Só temos a agradecer a energia boa que esta Santa nos passa e tudo o que ela realiza por nós.”

O evento segue no sábado, 27, com a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, num dia que tem programação voltada ao público infantil e adolescente, com show do DJ Moises e da banda Hava, que tocam rock cristão. Os romeiros sairão da Igreja Matriz às 8h, rumo ao Santuário, percorrendo 7km, cantando e rezando.

O encerramento será com a Romaria Motorizada e de Ciclistas, no domingo, 28, com saída da Catedral de Pedra às 9h. Neste dia desde a madrugada os automóveis particulares, caminhões, frotas de empresas e centenas de motociclistas tomam o entorno da Igreja para seguirem o caminhão que leva a Santa peregrina. Crianças e adultos também participam neste dia de bicicleta.

Na chegada de toda as romarias tem Missa campal em frente ao Monumento da Prece e ao longo dos três dias, na cripta do novo templo que está sendo construído terá adoração ao Santíssimo e confissões.

A gastronomia é uma atração a parte com muitas opções de lanches, buffet de comida caseira no Centro de Eventos e no Restaurante Panorâmico, onde também é servida sopa de capeletti, os quais são preparados artesanalmente por um grupo de senhoras da comunidade. O pastel de massa caseira é também sempre muito procurado.

O coordenador espiritual do Santuário, padre Luciano de Almeida afirma: “em meio a tantas incertezas e desafios, a sexagésima terceira festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, acontece de forma extraordinária. E porquê? Porque extraordinário é Deus e aquela que Ele escolheu para ser Mãe de Jesus e nossa.”

A Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Fonte|Foto: |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque