quarta-feira, 24 jul 2024
InícioDicas e InformaçõesRua Torta de Gramado

Rua Torta de Gramado

A Rua Emilio Sorgetz, mais conhecida como Rua Torta, é um dos pontos turísticos mais fotografados de Gramado.

A rua é inspirada na famosa Lombard Street, em São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. O formato peculiar se deve ao fato do terreno ser íngreme, motivo pelo qual possuía 27 degraus até 1922, quando Cal Henry a reformou, possibilitando o tráfego de veículos na colina que veio a se transformar em rua.

Lombada Street, nos Estados Unidos. Foto por ravphotographix
Lombada Street, nos Estados Unidos. Foto por ravphotographix

A fama do local se espalhou mais ainda quando caiu nas graças das mídias do século passado. Foi quando começou a aparecer em filmes como Bullit, Vertigo e na série Full House. Houve também versões similares em video games como Grand Theft Auto: San Andreas e Watch Dogs 2.

Voltando a falar de Gramado, a Rua Torta fica bem no centro da cidade, e por ser uma via pública, tem acesso liberado 24 horas por dia. Em períodos de alta temporada, onde há intenso fluxo turístico, como Natal, Temporada de Inverno ou Páscoa, somente a circulação de pedestres é liberada, porém na baixa temporada você poderá ver veículos utilizando a tão famosa rua.

A Rua fica próxima à Praça das Etnias e da Estação Rodoviária de Gramado, ambas de fácil localização por sua aparência peculiar: traços arquitetônicos característicos da cidade com origens alemãs e italianas, além de alguma influência portuguesa.

Como muitas pessoas querem tirar um clique por lá, espere encontrar intenso movimento. Se você quer uma foto com menos pessoas, recomendamos ir no primeiro horário da manhã ou tarde da noite, pois a cidade é bem iluminada e segura, permitindo que sua foto continuará saindo bem visível!

Nos períodos em que a cidade possui decoração temática, espere encontrar a Rua Torta também personalizada, principalmente no Natal. Uma das fotos mais bonitas que você pode registrar é ficando no início ou metade da rua, enquanto o fotógrafo se posiciona no final da rua, na parte mais baixa. Recomenda-se tirar a foto mais rente ao chão possível, assim você consegue registrar toda a beleza da rua, com flores, árvores e decoração em meio a suas curvas.

Fonte|Foto: |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque