sexta-feira, 01 mar 2024 17:22:48
InícioNotíciasGramado RSSaúde faz pesquisa para oferecimento de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde...

Saúde faz pesquisa para oferecimento de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS

A Secretaria da Saúde está realizando uma pesquisa para fazer um diagnóstico situacional sobre o nível de conhecimento e de desejo da população de Gramado para que sejam oferecidas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamento para amenizar sintomas em algumas doenças crônicas.

São consideradas PICS:
Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Dança circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de mãos, Medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde, Medicina Tradicional Chinesa (com ferramentas como: acupuntura, auriculoterapia, ventosa, Lian Gong), Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas medicinais – fitoterapia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de florais, Termalismo social/crenoterapia, Yoga

As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional, porém evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e as PICS.

Este questionário tem o objetivo de verificar se a população que utiliza os sistemas de saúde do município possui conhecimento sobre as PICS assim como se desejam que o município oferte alguma delas como tratamento complementar através do SUS. Salientamos que a participação neste tipo de pesquisa possibilita que o município direcione esforços para as principais necessidades e interesses de sua população. Reforçamos que a participação é anônima e não solicitamos nenhum dado pessoal.

Acesse o link da pesquisa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtvRwmq53UrMCkBrh6SWZYLHFhZotQC5T6jdEPRKVsvB99iw/viewform?usp=sf_link

Fonte|Foto: Prefeitura Municipal de Gramado | Ascom/PMG
Mais Notícias

Roteiros em Destaque