A Secretaria do Meio Ambiente realizou ação fiscalizatória durante o 51° Festival de Cinema de Gramado para avaliar e coibir a poluição sonora em relação aos ruídos emitidos pelos empreendimentos que realizaram festas ou que executaram som mecânico e ao vivo.
Vistorias foram realizadas em estabelecimentos da Rua Coberta e também em 28 empreendimentos que realizaram festas ou a execução de som mecânico ou ao vivo. O resultado foi de 3 estabelecimentos que descumpriram o regulamento.
A ação teve caráter educativo e preventivo, visando orientar sobre os limites de emissão sonora permitidos pela lei. Durante as fiscalizações, houveram advertências verbais e recomendações para adequar os níveis de ruído em todos os estabelecimentos comerciais cujos sons estavam acima do permitido. Aqueles empreendimentos que não reduziram o volume para níveis aceitáveis, descumprindo a legislação, serão autuados com base nas medições realizadas com o aparelho sonômetro.
A Fiscalização Ambiental é uma forma de garantir o bem-estar da população e dos visitantes, bem como preservar a qualidade de vida na cidade.