domingo, 23 jun 2024
InícioNotíciasGramado RSSecretaria do Meio Ambiente recebe avaliação do Serviço Geológico do Brasil

Secretaria do Meio Ambiente recebe avaliação do Serviço Geológico do Brasil

Diante da publicação oficial e entrega da Avaliação Técnica Pós-desastre, elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), em relação aos eventos climáticos ocorridos no último mês que ocasionou diversos pontos evacuados para garantir a segurança dos moradores de Gramado, a Secretaria do Meio Ambiente esclarece que acompanhou as vistorias técnicas realizadas pelos SGB-CPRM nos dias 22 e 23 de novembro.

No documento é referido e reforçado que a caracterização do evento de movimentação de massa (rastejos) está baseado pela intensidade das chuvas, e assim esclarece: “Entre os dias 11 e 18 de novembro, o volume acumulado de chuva alcançou cerca de 291 mm, montante que corresponde a mais que dobro da média histórica de precipitação do mês de novembro, que é 144,5 mm. Somente no dia 18/11/2023 choveu 98 mm, volume que representa a 67% da quantidade média de chuva para o mês.”

Deve ser destacado que o SGB-CPRM descreve algumas sugestões de ações e mitigações na sua Avaliação Técnica, sendo que boa parte delas ou já foi executada pelo Executivo ou está sendo avaliada a adoção dos procedimentos para atendimento.

“Desde o início, a prioridade das ações emergenciais adotadas pelo Executivo foi a salvaguarda das pessoas em áreas de risco, por movimentação de massa devido ai volume excessivo de chuvas. Essas ações foram todas validadas pelos geólogos do SGB-CPRM, conforme consta no documento”, afirma secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.

A Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com as demais Secretarias do Executivo, tem atuado com diligência e dedicação, desde o início dos eventos adotando todas as medidas adequadas, conforme os pontos afetados.

Fonte|Foto: Prefeitura Municipal de Gramado | Ascom/PMG
Mais Notícias

Roteiros em Destaque