Home NotíciasGramado RSSeminário aborda a Leitura e a Escrita na Educação Infantil

Seminário aborda a Leitura e a Escrita na Educação Infantil

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Gramado

Na segunda-feira (30), no Polo UAB Véra Grin, a Secretaria da Educação de Gramado promoveu o Seminário de Socialização de Propostas, voltado para o compartilhamento de boas práticas desenvolvidas nas escolas durante o percurso da formação do projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). A abertura do evento contou com a presença da secretária da Educação, Simone Tomazelli Andreis, que apresentou significativas considerações sobre a formação. Também estiveram no evento a Articuladora Regional do Programa, Fabiane Clair Graunke e a coordenadora da Educação Infantil, Márcia Isabel da Silva Scur. Além da participação da Articuladora Municipal, Sueli Maria de Oliveira, da coordenadora e subcoordenadora do Programa Alfabetiza Tchê, Ionara L. Palhano da Silva e Josiéli B. F. Spannenberger, respectivamente, que prestaram suporte para que a formação ocorresse.

O encontro reuniu professores das turmas de Pré I e Pré II das escolas do município, visando fortalecer as práticas pedagógicas que promovem o letramento e o desenvolvimento das linguagens em crianças de 4 a 5 anos. Ao longo desta formação, os professores foram mediados pelas formadoras do LEEI em Gramado, Tatiane Cristine Ghesla Roldo e Aline Catelan Lecciolli Huf. A acolhida pela manhã ocorreu de forma especial, com músicas e uma encantadora apresentação de teatro de fantoches, conduzida pelo supervisor Diovani e pela professora Paula, que cativaram os presentes. A tarde, a artista Fernanda Ghesla realizou uma contação de história interativa que fascinou a todos.

TEMAS ABORDADOS

Ao longo dos encontros, foram discutidos os temas: Formação Docente; Currículo na Educação Infantil; A importância da literatura de qualidade; e o Contato com o mundo letrado desde a Educação Infantil. “Os professores apresentaram práticas que envolveram o contato das crianças com a leitura, com a função social da escrita e também a participação das famílias dentro deste processo. Através do Seminário, foi possível perceber o quanto a formação auxiliou no aprimoramento das práticas diárias dos docentes, impactando diretamente no processo de desenvolvimento das crianças da Pré-Escola”, avalia a professora Tatiane Ghesla, formadora do LEEI e professora da rede.

Veja também