O prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito Luia Barbacovi e o secretário de Planejamento, Urbanismo e Parcerias Estratégicas, Rafael Bazzan, receberam na tarde desta quinta-feira (27), no Paço Municipal, a visita de representantes do Sindtur Serra Gaúcha. Estiveram presentes o presidente da entidade, Cláudio Souza, a executiva Lisa Gottschalk e o diretor Cristiano Doval, oportunidade em que protocolaram um documento solicitando “a ampliação da moratória vigente que suspende a aprovação e o licenciamento de novos empreendimentos hoteleiros no município de Gramado”, conforme o Decreto Municipal Nº 2277/2025.
A medida, anunciada pela Administração Municipal no dia 30 de junho deste ano, tem validade por 180 dias, estendendo-se até o final do próximo mês de dezembro. Entre os argumentos apresentados pelo Sindtur está a garantia de que “a expansão do parque hoteleiro seja compatível com a infraestrutura instalada, evitando sobrecarga dos serviços e preservando a qualidade da experiência turística”. O documento apresentado pelo sindicato ainda ressalta que a moratória tem tido papel fundamental no controle da “expansão acelerada do setor hoteleiro, que vinha superando a capacidade de análise e de resposta da estrutura urbana”, além de possibilitar a “revisão dos instrumentos de planejamento urbano, como o Plano Diretor e legislações complementares”.
O prefeito Nestor Tissot comprometeu-se em analisar com cuidado a proposta, afirmando que a gestão municipal tende a prorrogar o Decreto Nº 2277/2025, com o objetivo de aprofundar os estudos sobre o tema e promover novos diálogos com entidades e a comunidade gramadense. “Estamos avaliando! Mas essa pausa foi acertada, pois queremos que nossa cidade continue sendo um destino de excelência, com infraestrutura adequada e qualidade de vida para nossos moradores”, finaliza o prefeito Nestor Tissot.