Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, vem aí a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social em Gramado — um espaço democrático e deliberativo onde sociedade civil, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) se reúnem para discutir, avaliar e propor diretrizes para as políticas públicas de assistência social em níveis municipal, estadual e nacional.
Prevista nas resoluções do CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social –, a conferência ocorre obrigatoriamente a cada dois anos e tem como objetivo fortalecer o diálogo entre população e gestão pública, garantindo que as políticas sociais acompanhem as reais necessidades da comunidade.
Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores realizada na segunda-feira, dia 4 de agosto, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luciano Stahl, e o secretário Nilo Seewald utilizaram a Tribuna para convidar a população a participar do encontro, que será realizado no dia 14 de agosto, quinta-feira, a partir das 8h30, no auditório da Secretaria da Saúde – R. Ernesto Volk, 300 – Minuano, Gramado.
“Este será um momento importante para que a nossa comunidade compreenda que a proteção social é um direito de todos. A conferência é uma ferramenta valiosa que nos permite debater as políticas públicas do município. Deixo aqui o meu convite: venha com a gente conhecer o SUAS e seu trabalho em todo o Brasil”, afirmou Luciano.
O secretário Nilo reforçou: “As conferências são espaços de controle social e de construção coletiva, nos quais a população — especialmente os usuários da assistência social — têm voz ativa na formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas do setor.”
O papel da assistência social no Brasil
Ao completar duas décadas, o SUAS reafirma seu papel como uma das maiores políticas públicas de proteção social do mundo, alicerçada nos princípios da universalidade, da não contributividade e da participação popular. Em tempos de desafios, a 14ª Conferência se apresenta como um ato de resistência e fortalecimento da proteção social brasileira.