Home NotíciasCâmara Municipal de GramadoTribuna do Povo debate instalação de câmeras em escolas infantis de Gramado

Tribuna do Povo debate instalação de câmeras em escolas infantis de Gramado

por Redação Onde.ir
Câmara Municipal de Vereadores de Gramado

A importância da instalação de câmeras de vigilância nas escolas de educação infantil da rede municipal de ensino foi tema da Tribuna do Povo desta segunda-feira, dia 29. A pauta foi apresentada pela educadora gramadense Gislaine Martini, que defendeu a medida como forma de garantir mais segurança e acolhimento para crianças e profissionais da educação.

Durante sua fala, Gislaine destacou que a adoção desse recurso tecnológico pode contribuir para um ambiente escolar mais tranquilo, prevenindo riscos e fortalecendo o bem-estar coletivo: “A segurança no ambiente escolar é uma preocupação crescente da sociedade, especialmente quando se trata da educação infantil, etapa em que as crianças ainda são extremamente vulneráveis e necessitam de proteção integral”.

A oradora enfatizou que o videomonitoramento pode auxiliar no controle de entradas, saídas e áreas comuns das escolas, reduzindo a probabilidade de invasões, situações de violência ou episódios que preocupem as famílias. Ressaltou ainda que a implantação deve respeitar a privacidade e os limites éticos, assegurando que o uso seja exclusivamente protetivo e educativo, jamais opressivo.

Penso que esse pedido será bem acolhido pelos profissionais da educação, que prezam pelo seu trabalho com ética, responsabilidade e competência. Não se trata de vigiar educadores, mas sim de proteger a instituição e as crianças contra pessoas de má fé. As famílias ficarão mais tranquilas e a comunidade escolar, mais protegida”, completou.

Por fim, Gislaine pediu atenção dos vereadores para o tema, lembrando que investir em segurança é investir no futuro: “A implantação deste sistema representa um avanço nas políticas públicas voltadas à proteção da infância e à valorização do trabalho docente, em consonância com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da educação de qualidade e do respeito aos profissionais da educação”.

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