Home NotíciasGramado RSVacinação da Raiva para cães e gatos em Gramado

Vacinação da Raiva para cães e gatos em Gramado

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Gramado

Lei Nº 2920, de 24 de maio de 2011: todo proprietário de animal é obrigado a vacinar seu cão ou gato contra a raiva, observando para a revacinação o período recomendado pelo laboratório responsável pela vacina utilizada.

Você sabia que a Raiva é uma Zoonose?
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive os seres humanos, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade (morte) de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

Transmissão: saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. Nos cães e gatos, a eliminação do vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas.

Sintomas: após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta – mal-estar geral; pequeno aumento de temperatura; anorexia; cefaleia; náuseas; dor de garganta; entorpecimento; irritabilidade; inquietude; sensação de angústia.

Prevenção: vacinação dos animais; a profilaxia pré-exposição que é indicada para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva, durante atividades ocupacionais exercidas por profissional.

O que fazer em casos de exposição?
No caso de agressão por parte de algum animal, a assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível; Quando possível, observar o animal por 10 dias para ver se ele manifesta doença ou morre, caso o animal adoeça, desapareça ou morra nesse período, informar o serviço de saúde imediatamente (54 9.8402-0423); Quanto ao ferimento, deve-se lavar abundantemente com água e sabão, o mais rápido possível, e aplicar produto antisséptico.

Veja também