Um passeio pela história de Gramado à bordo da Princesinha, a arte, a religiosidade, a mesa farta e o empreendedorismo de uma comunidade que se reinventa cultivando e valorizando as suas origens.
MUSEU DO TREM
Uma viagem pela história de Gramado! Em 13 de outubro de 1922, o apito e uma cauda de fumaça marcaram oficialmente a chegada do trem, que trazia junto a seus vagões sonhos e esperança, encurtava caminhos e levava aos seus passageiros o sonho e a magia de viajar. O visitante será transportado à época de ouro do desenvolvimento na cidade, além de apreciar o acervo histórico local.
ATELIÊ POTIRA MOURA
O empreendedorismo da comunidade é o grande destaque neste ponto da visitação. Os detalhes do artesanato e o lúdico se misturam. As mãos habilidosas da artesã, que abre as portas de sua casa, remetem à identidade da Serra Gaúcha. A cultura de Gramado transforma-se em arte sustentável. As peças, confeccionadas a partir do aproveitamento de materiais, são comercializadas no aconchegante ateliê, onde também acontecem Oficinas de Arte e Artesanato Sustentável.
IGREJA SÃO LUIS
A religiosidade dos imigrantes italianos e alemães, que deram vida à localidade, é a marca desta comunidade. O espírito visionário, a persistência e a garra de um povo tocam a alma de quem se deixa levar pela fé.
ATELIÊ GILMAR STAHL
O antigo abatedouro da família ganha nova vida através da arte de Stahl. O espaço, transformado em ateliê, leva o visitante ao mundo das cores e formas valorizando a história do artista, que decidiu viver do seu talento. Com tela e pincel à mão, o turista vivenciará um momento de interatividade com a arte. No espaço são oferecidas oficinas de pintura óleo sobre tela, escultura e desenho.
CASA DA FAMÍLIA FAÍZ
A arte de bem receber do casal Ermindo e Ivete deixa o visitante à vontade para conhecer a história da imigração italiana, as suas lutas e vitórias. O carinho dos Faíz transparece em frente ao fogão à lenha, onde o típico almoço italiano – costela de porco assada, frango ao molho sugo, polenta, massa caseira, fortaia, queijos, salames, saladas, sobremesas, sucos naturais e vinho colonial. No ponto de visitação são oferecidos café da tarde e oficinas (opcionais) de geleias especiais, com com Loiva Hoerlle.
PRAÇA DAS ETNIAS
O passeio tem saída de um dos pontos mais visitados de Gramado. A Praça das Etnias traz para o Centro da cidade toda a cultura do homem do campo. Nela, o turista pode visitar a Casa do Colono, os Fornos, o Memorial Italiano e as casas alemã e portuguesa.
Dias: Quarta-feira e Sexta-Feira.
Horário: 08:30 horas às 13:30 horas
RESERVAS
(54) 99101-5194
(54) 99120-9496