Os vereadores jovens da 6ª Legislatura da Câmara de Gramado seguem demonstrando comprometimento com o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento do município. Na noite desta terça-feira, 22 de julho, o Plenário Júlio Floriano Petersen recebeu a terceira Sessão Ordinária do Parlamento Jovem, marcada pela apresentação de novos pedidos, a aprovação de dois projetos de lei e a leitura de uma nova proposta legislativa.
Durante o expediente, foi lido o Projeto de Lei Legislativo (PLL) das vereadoras Manuela Maciel da Silva e Ingrid Emanuelly Rodrigues de Oliveira, apadrinhadas pelo vereador Ike Koetz. O projeto institui o Troféu Jovem Inovador, com o objetivo de reconhecer e incentivar iniciativas de inovação desenvolvidas por jovens em Gramado.
Na mesma sessão, foram aprovados dois projetos de lei:
PLL 01/2025 – Propõe a substituição dos sinais sonoros nas escolas públicas e privadas por sinais musicais ou visuais, promovendo mais inclusão a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
PLL 02/2025 – Institui a Semana Municipal de Prevenção e Promoção da Saúde do Adolescente, com foco em ações educativas e de conscientização voltadas ao público jovem.
Além disso, os vereadores apresentaram oito indicações ao Executivo, abordando melhorias em infraestrutura urbana, segurança, acessibilidade e lazer:
- Limpeza dos arredores da parada de ônibus junto à subestação da RGE, no bairro Carniel;
- Troca do contêiner de coleta de resíduos nº 164, também no bairro Carniel;
- Instalação de placas de sinalização escolar nas imediações da Escola Gentil Bonato;
- Cercamento da praça de brinquedos e instalação de bancos e lixeiras no bairro Altos da Viação Férrea;
- Reforma do banheiro masculino do segundo andar da Escola Senador Salgado Filho;
- Sinalização de faixa de pedestres entre a Rua Tristão de Oliveira e a Rua São Pedro;
- Instalação de contêiner de lixo na Rua Adelino Moschen, na Vila do Sol;
- Realização de um interclasse escolar entre turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O diretor da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, Fábio Schmatz, reforçou a importância da atuação dos estudantes: “Estamos formando jovens atuantes, líderes fortes e propositivos para Gramado. A cada sessão sentimos o dever cumprido. As ideias apresentadas são excelentes e pensadas com foco no melhor para nossa cidade.”