Home NotíciasNova PetrópolisRuas do Vale do Caí serão isoladas para implosão da ponte

Ruas do Vale do Caí serão isoladas para implosão da ponte

por Redação Onde.ir
Prefeitura de Nova Petrópolis

As ruas e estradas de Nova Petrópolis que levam à antiga ponte sobre o Rio Caí serão isoladas às 8h30 desta quinta-feira, 27 de junho, para o serviço de implosão da antiga estrutura. A BR-116 será fechada na goleira próxima à antiga ponte. Já as ruas que levam a Linha Temerária e São José do Caí serão fechadas 800 metros antes da BR-116. Também haverá restrições nos acessos à ponte em Caxias do Sul. A previsão é de liberação do trânsito às 9h20 da quinta-feira.

De acordo com a empresa responsável pelo serviço de implosão da ponte, serão utilizados 2.000 quilos de dinamite. Os explosivos estão sendo instalados nesta quarta-feira, 26 de junho, e a implosão ocorrerá mesmo com chuva.

Homens do Exército Brasileiro já atuam na vigilância da região e farão também o monitoramento dos acessos à ponte durante a implosão.

Ainda conforme a empresa responsável, em Nova Petrópolis não há necessidade de desocupação de casas durante a implosão.

Além de executar a implosão, a empresa é responsável pela remoção e destinação dos resíduos contaminados, como é o caso da massa asfáltica que revestia a pista da ponte.

De acordo com o Arquivo Histórico Municipal “Linho Grings, de Nova Petrópolis, a ponte que liga a Caxias do Sul foi inaugurada em 1941, com a presença do presidente da República, Getúlio Vargas.

No dia 12 de maio de 2024, a cheia do Rio Caí provocou o deslocamento da estrutura, levando à sua interdição e posterior condenação. A obra da nova ponte teve início no dia 4 de junho de 2024, com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho. A implosão da antiga ponte é uma das etapas deste projeto, que tem prazo contratual de oito meses.

Veja também