Home NotíciasGramado RSEquipe da Saúde participa de capacitação sobre acidentes com animais peçonhentos

Equipe da Saúde participa de capacitação sobre acidentes com animais peçonhentos

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Gramado

Na última quarta (06) e quinta-feira (07), servidoras da Secretaria da Saúde e profissionais da área de Gramado participaram da “Capacitação para Vigilância e Manejo Clínico de Acidentes de Animais Peçonhentos”, oferecido pelo Ministério da Saúde. Estavam presentes a enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ellen Regina Pedroso; a enfermeira e Coordenadora da Emergência do Hospital Arcanjo São Miguel, Daiane Spengler; e a enfermeira e Coordenadora de enfermagem do Pronto Atendimento da Unimed, Greice Pitol Teixeira. O curso abordou temas como acidentes provocados por animais peçonhentos, conduta médica, protocolo e fluxos a serem seguidos nessas situações. “Os acidentes com animais peçonhentos podem constituir uma emergência médica, e o manejo correto é de extrema importância”, afirma a enfermeira Ellen.

Em 2024, Gramado já registrou 76 notificações de acidentes com animais peçonhentos, sendo 42 em homens e 34 em mulheres. Em relação aos animais envolvidos nos acidentes, foram registrados 65 acidentes com aranhas, um acidente ofídico (serpente), seis com lagartas, três com abelhas e um com lacraia. Entre os acidentes com aranha, 52 ocorrências foram com aranha marrom (Loxoceles), cinco ocorrências foram com aranhas do gênero Phoneutria (armadeira) e oito com outras aranhas. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação de Gramado.

Prevenção de acidentes com animais peçonhentos

O risco de acidentes com animais peçonhentos pode ser reduzido com medidas como uso de calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem; limpeza regular de móveis, cortinas, quadros e cantos de parede, além de jardins, quintais, paióis e celeiros; recomenda-se examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las; afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários; não acumular entulhos e materiais de construção; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés; evitar plantas tipo trepadeiras e bananeiras junto às casas e manter a grama sempre cortada; não mexer em colmeias e vespeiros.

Primeiros socorros

Em caso de acidente deste tipo, deve-se lavar bem o local da picada com água e sabão; procurar atendimento médico imediatamente na unidade de saúde mais próxima; manter o acidentado em repouso, deitado e com o membro acometido elevado em relação ao resto do corpo. Ao realizar o atendimento médico, o paciente deve informar ao profissional de saúde o máximo de características do animal, como tipo de animal, cor e tamanho, além de fotografia ou vídeo para ajudar na identificação, se possível.

Veja também