Home NotíciasGramado RSSecretaria da Educação implementa o “Projeto Pontes do Saber” para atender estudantes imigrantes das escolas municipais de ensino fundamental

Secretaria da Educação implementa o “Projeto Pontes do Saber” para atender estudantes imigrantes das escolas municipais de ensino fundamental

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Gramado

Gramado recebe imigrantes de diversas partes do mundo, atraídos pelas oportunidades profissionais e pela qualidade de vida que a cidade oferece. Em meio a esse cenário multicultural, um dos desafios é o atendimento das crianças que ingressam na rede de municipal de ensino. Atenta a esta demanda, a Secretaria da Educação implementou o projeto “Pontes do Saber” que busca mapear, acolher e incluir os estudantes imigrantes da rede de ensino, garantindo sua adaptação ao ambiente escolar e avaliando suas dificuldades relacionadas à barreira linguística ou aos desafios de aprendizagem que exijam suporte pedagógico específico. Por meio de estratégias pedagógicas personalizadas, a iniciativa visa facilitar a integração desses alunos, fortalecendo seu desenvolvimento acadêmico e social dentro da escola, auxiliando o educandário a cumprir seu papel social de forma acolhedora.

O projeto foi iniciado neste ano e é realizado na sede do Programa de Aprendizagem, Desenvolvimento e Inclusão (PADI). Para garantir a efetividade do atendimento, os alunos contam com transporte e duas refeições durante as aulas. Atualmente, cerca de 40 crianças de nacionalidades como haitiana, venezuelana, cubana, argentina – e até mesmo uma estudante brasileira alfabetizada em inglês – participam do projeto no contraturno escolar.

“É um pedido do prefeito Nestor Tissot que a gente esteja atento também às demandas específicas dos estudantes. Fizemos um levantamento dessas crianças e implementamos o projeto para que elas possam aprimorar sua comunicação e desenvolver-se melhor na escola”, destaca a secretária da Educação de Gramado, Simone Tomazelli.

O professor de português e inglês, Toni Augusto Pimentel, é especialista em psicopedagogia e afirma que a proposta do “Pontes do Saber” vai além do ensino do português, pois busca aproximar as crianças, incentivando a interação entre colegas da mesma nacionalidade e de outras culturas. “Mesmo em pouco tempo, alunos que inicialmente demonstravam timidez já se comunicam melhor e têm um vocabulário mais amplo”, ressalta o professor.

Veja também