A Wine Locals, plataforma líder em experiências de enoturismo no Brasil, realizou no último sábado o Pipa Festival e reuniu mais de 700 pessoas no Fuga Bar, em Porto Alegre. Durante o evento, a organização lançou o tema do Pipa Parade 2026 – maior exposição de arte ao ar livre do sul do Brasil e que transforma barricas em verdadeiros quadros. A próxima edição do projeto terá como conceito principal a sinestesia, com o título “A Uva Sentida”, e cada obra buscará ativar um sentido, compondo uma rota artística que explorará o sensorial ao se valer das paisagens, sons, aromas, texturas e sabores da cultura local. As curadoras responsáveis pelo projeto são Anna Mattos, Camila Proto e Daniela Giovana Corso, sob gestão e produção artística de Ana Fagundes. O Pipa Parade tem patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Pela primeira vez, a exposição será levada para fora da Serra Gaúcha e também estará presente em outras regiões. Serão ao todo mais de 15 cidades. A rota completa será divulgada posteriormente. “Esta iniciativa busca somar a cultura do vinho com arte para resultar em desenvolvimento para o turismo e, consequentemente, a economia gaúcha. Na última edição, registramos um aumento de 25% no volume de vendas de experiências de enoturismo durante o período do projeto. Buscamos potencializar as valências turísticas que o Rio Grande do Sul possui e, com base nisso, temos como objetivo expandir cada vez mais o Pipa Parade para que cada vez mais turistas conheçam as belezas do nosso Estado”, afirma Matheus Vigel, COO e Sócio Operador da Wine Locals.
Durante o evento do último sábado, também foi pintada a primeira obra do Pipa Parade 2026. Em um live painting do artista visual, muralista e fundador da Paxart, Jotape Pax, as primeiras barricas viraram arte. Além desta ação, uma ativação artística por meio de projeções, realizada pelo 1quarto.cc, foi outro destaque. O encontro também reuniu 18 vinícolas, 12 gaúchas – oriundas de regiões como Altos de Pinto Bandeira, Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Canela, Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste – e 6 internacionais – do Chile, Uruguai, Argentina e Itália.