quarta-feira, 24 jul 2024
InícioNotíciasGeraisEspaço Tibet realiza Ato das Bandeiras

Espaço Tibet realiza Ato das Bandeiras

Neste sábado, 20 de janeiro, às 11h30, o Espaço Tibet se tornará o palco de um evento singular, o “Ato das Bandeiras de Oração”. Uma das celebrações, que antecipam e atraem boa sorte para a chegada do tão aguardado Lozar, o Ano Novo Tibetano de 2151. O Lozar ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de março de 2024, sendo devidamente regido pelo simbólico Dragão de Madeira.

Uma tradição profundamente enraizada na cultura tibetana, o Ato das Bandeiras de Oração consiste na elevação de cordões de tecidos coloridos com preces impressas em locais sagrados e momentos especiais. Essas bandeiras, representando as cinco cores – azul para o céu, branco para ar/vento, vermelho para fogo, verde para água e amarelo para terra – são mais do que simples ornamentos. Elas carregam consigo as bênçãos, boas intenções e a compaixão, disseminando-se quando são tocadas pelo vento.

A crença dos himalaicos é que, à medida que o vento sopra através das bandeiras, ele recita e espalha essas energias benevolentes das preces por longas distâncias, tocando a natureza, os animais e as pessoas. À medida que as impressões nas bandeiras desaparecem, as preces tornam-se parte integrante do universo, renovando o ciclo de positividade. Uma tradição que tem suas raízes em antigas práticas Bön no Tibete, as bandeiras de oração tornaram-se uma visão comum em toda a região do Himalaia.

Enquanto a comunidade aguarda o Lozar, o restaurante Espaço Tibet mantém viva outra tradição: a Grande Lamparina. Localizada nos jardins do restaurante, essa chama inspiradora guia os visitantes até o início do evento. Os clientes do restaurante e todos os interessados têm a oportunidade de alimentar essa chama ícone de sabedoria e paz interior, de quinta a domingo, das 11h45 às 15h. A chama será preservada, pulsante e vibrante até o Lozar, quando será transportada para a Praça Affonso Saul, palco principal das festividades.

Vale lembrar ainda que o Espaço Tibet conta com novidades irresistíveis em seu cardápio, a cargo do renomado Chef Ogyen Shak. O restaurante não é apenas um local para apreciar uma refeição, é uma experiência que transcende o paladar, conduzindo os clientes por uma jornada pela rica cultura e culinária tibetana. Cuidadosamente elaboradas para cativar os sentidos, essas novas opções prometem proporcionar memórias inesquecíveis em cada garfada. O Espaço Tibet é, sem dúvida, um refúgio onde a espiritualidade e a gastronomia se encontram de maneira única.

O Lozar é um período especial de transição que ocorre entre meados de dezembro e março, marcando o início do ano de 2151 no calendário tibetano. O evento é uma realização da Shak Produções, sob a inspiradora visão do casal Ogyen e Drika Shak, com o apoio essencial do Espaço Tibet e da Prefeitura de Três Coroas.

Fonte|Foto: Insider2 |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque