A Prefeitura de Gramado foi reconhecida com o 1º lugar na categoria Inovação durante o 7º Prêmio Boas Práticas da FAMURS, com o projeto “Dados espaciais como ferramenta estratégica à gestão climática”. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (30), reunindo representantes de todo o Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de 400 projetos foram inscritos, com 54 finalistas em 18 categorias.
Desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, o projeto premiado foi criado como resposta aos impactos climáticos vivenciados em 2023 e 2024. Através de uma estratégia de monitoramento contínuo de áreas de risco por meio de imagens de satélite, foi possível implementar ações como a evacuação preventiva de áreas críticas e a redução do tempo médio de resposta a emergências geotécnicas.
As medidas garantiram proteção direta à população de 19 bairros e reforçaram o compromisso do município com a segurança e a preservação ambiental. A iniciativa teve caráter multidisciplinar e contou com a atuação integrada das secretarias do Meio Ambiente, Planejamento, Defesa Civil, Procuradoria-Geral e Comunicação.
A secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, celebrou a conquista. “O reconhecimento destaca o compromisso do município com a inovação, sustentabilidade e uso inteligente da tecnologia para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover um futuro mais verde para todos. Mostra que Gramado está comprometido com soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos que se impõem de forma cada vez mais intensa”, destacou.