A Administração Municipal de Nova Petrópolis participou do 2º Festival Tcheco no Brasil, no fim de semana. O evento teve início na sexta-feira, dia 31 de outubro, com a abertura oficial realizada no Espaço Sicredi. O prefeito, Daniel Carlos Michaelsen, e o vice-prefeito, Alexandre da Silva, participaram da solenidade. A cerimônia também homenageou o memorialista Ovídio Hillebrand, um dos fundadores da Associação de Descendentes de Imigrantes da Boêmia (ADIB) e defensor da preservação da cultura boêmia. A noite foi marcada por apresentações culturais, como o Coral Masculino Concórdia, da Linha Imperial, e o Grupo Pramen, de São Paulo. O festival foi uma realização da ADIB.
“Nós temos que dar continuidade para que as futuras gerações saibam também como foi difícil a chegada dos nossos antepassados. É uma história de muita superação. Têm muitos que abandonaram os lotes que receberam porque foram à procura de terras mais planas, porque alguns não conseguiram pagar esses lotes. É uma história de muita superação e a gente tem que se inspirar nela”, disse o prefeito Michaelsen.
O prefeito Daniel e o vice Alexandre participaram ainda do lançamento da 1ª Praça Boêmia do Brasil com um Memorial Familiar em homenagem aos 150 Anos da Imigração Boêmia no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no bairro Pousada da Neve na tarde de sexta-feira, dia 31. O prefeito Municipal também esteve presente na Noite Cultural Promenade Boêmia, realizada na Sociedade Concórdia de Linha Imperial na noite de sábado, dia 1º de novembro. E, no descerramento da placa em homenagem aos 150 Anos da Imigração Boêmia no Rio Grande do Sul, realizado no domingo, 2 de novembro, no Memorial Boêmio, localizado junto ao Jardim do Moinho, que culminou no encerramento do 2º Festival Tcheco no Brasil.