Home NotíciasGramado RSSecretaria de Turismo apresenta ações de 2025 e planejamento para 2026

Secretaria de Turismo apresenta ações de 2025 e planejamento para 2026

Reputação de marca e expansão da presença digital do destino foram temas abordados!

por Redação Onde.ir
Prefeitura Municipal de Gramado

Secretaria de Turismo de Gramado realizou, na tarde de terça-feira (2), no Expogramado, um encontro com representantes do trade turístico para apresentar a prestação de contas das ações desenvolvidas em 2025 e detalhar o planejamento estratégico para 2026. O evento também marcou o alinhamento do novo posicionamento turístico do destino: ‘Gramado – Feita de Histórias’. A reunião contou com a presença do prefeito Nestor Tissot, que acompanhou a apresentação e reforçou o apoio da Administração Municipal às iniciativas voltadas ao fortalecimento do turismo, setor essencial para a economia e o desenvolvimento de Gramado.

Durante a apresentação, o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci, destacou as principais iniciativas realizadas ao longo de 2025, incluindo a ampliação de parcerias estratégicas, ações de promoção nacional e internacional, investimentos em reputação de marca e expansão da presença digital do destino. Entre os números apresentados, estavam os mais de cinco mil profissionais capacitados em treinamentos, a participação em feiras nacionais e internacionais, a realização de press trips e influencer trips, além de workshops e famtours com operadores brasileiros e estrangeiros. As ações de ‘B2C’ (venda para o consumidor final) foram feitas por meio de uma parceria com o Convention & Visitors Bureau.

REPUTAÇÃO DO DESTINO GRAMADO

Outro ponto de destaque foi o fortalecimento das ações de reputação desenvolvidas em parceria com o Sindtur e consultorias especializadas, garantindo suporte ao destino durante períodos sensíveis, monitoramento de cenários, atendimento à imprensa e elaboração de mensagens estratégicas.

AÇÕES PROMOCIONAIS

Para 2026, a Secretaria apresentou um calendário robusto de ações promocionais, que inclui presença nas principais feiras de turismo da América Latina, encontros com operadores, realização de campanhas de vendas com grandes operadoras, novos workshops nacionais e internacionais, press trips, um MegaFam para mais de 40 agentes de viagens e estratégias reforçadas para redes sociais e comunicação integrada.

O planejamento também reforça o foco nos segmentos prioritários de divulgação: luxo, wedding, wellness, entretenimento, cultural e gastronômico, alinhados ao conceito ‘Feita de Histórias’, que busca valorizar a autenticidade, a inspiração e a singularidade de Gramado. Ao final do encontro, o prefeito Nestor Tissot ressaltou o papel do turismo como motor do desenvolvimento local. “Gramado cresce porque trabalha unida. Cada ação apresentada hoje mostra o quanto acreditamos no potencial da nossa cidade e no comprometimento de quem ajuda a promovê-la todos os dias”, disse Tissot.

Em seguida, o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci, agradeceu a presença do trade e reforçou a importância da união do setor para o futuro do destino. “Gramado é feita de histórias e queremos escrever, ao lado de cada um de vocês, um novo capítulo em 2026. O sucesso do turismo da nossa cidade é resultado de um trabalho coletivo, feito com dedicação, visão e parceria”, finalizou o secretário.

Veja também