sexta-feira, 01 mar 2024 17:36:40
InícioNotíciasGeraisAto das Mandalas de Flores marca celebração de lançamento do Lozar 2024...

Ato das Mandalas de Flores marca celebração de lançamento do Lozar 2024 em Três Coroas

Neste domingo, dia 12 de novembro, a Ponte Coberta em Três Coroas (RS) foi palco do encerramento do Ato das Mandalas de Flores, como parte das festividades de lançamento do Lozar 2024, o Ano Novo Tibetano. Autoridades, imprensa e organizadores se reuniram para celebrar esse momento especial, que marca mais uma etapa no lançamento do já tradicional evento da cidade.

O Lozar, que celebra o encanto e a sabedoria milenar do Tibet, é um período de transição especial, ocorrendo entre meados de dezembro e março. Para marcar este momento, o festival conta com o apoio do Espaço Tibet, o 1º restaurante tibetano do Brasil, além da Prefeitura Municipal de Três Coroas.

O encerramento do ato das mandalas foi um momento simbólico inspirado nas tradições tibetanas, refletindo a construção meticulosa das mandalas de areia, realizadas pelos monges. Durante três dias, duas mandalas de flores foram construídas pelos clientes do Espaço Tibet e pelos participantes do Festuris em Gramado.

A mandala, cuja figura representativa é o Nó Infinito, simboliza a compaixão e a sabedoria sem fim, ilustrando a interconexão entre tudo e todos no universo. Utilizando as flores como mensageiras universais de amor, compaixão e beleza, a mandala foi uma materialização do esforço conjunto de centenas de mãos, representando a interligação de todos, tal qual o Nó Infinito.

Seguindo a tradição, a mandala conjunta foi desfeita, lembrando a impermanência da vida. As flores, repletas de significado, foram oferecidas ao rio Paranhana, formando um corredor pela correnteza com a ajuda dos presentes e das embarcações de rafting de Três Coroas.

O momento de encerramento da mandala reuniu autoridades, convidados, imprensa e a comunidade, visando espalhar as melhores intenções por todo o planeta, convidando todos a se unirem e fazerem parte desse ato único.

Cabe destacar que o Lozar, será realizado de 1º a 3 de março e promete uma série de atividades significativas, incluindo danças, melodias, oficinas gastronômicas e de bem-estar, e rituais típicos da cultura tibetana. A celebração é uma realização da Shak Produções, sob a visão inspiradora do casal Ogyen e Drika Shak, com o apoio do Espaço Tibet e Prefeitura de Três Coroas.

A programação do Lozar oferece uma oportunidade única de desconexão do caos cotidiano, servindo como um bálsamo para a mente e o espírito, culminando em um grande encontro na cidade de Três Coroas, com atividades marcantes que exaltam a cultura e tradição do Tibet.

Fonte|Foto: Insider2 | Divulgação Lozar
Mais Notícias

Roteiros em Destaque