Mantendo sua relação com os demais festivais de cinema que ocorrem no Brasil e no mundo, Gramado acompanha de perto a 28ª edição do Cine-PE, que começou na noite de ontem, 06, no Cineteatro do Parque, em Recife. A diretora de eventos da Gramadotur, Tatiana Ferreira, viajou a Pernambuco para representar Gramado.
O Cine-PE teve, como filme de abertura, o longa “Grande Sertão”, do diretor Guel Arraes e protagonizado pelo ator Caio Blat, curador do Festival de Gramado. Estiveram presentes na exibição, ainda, Luisa Arraes, Eduardo Sterblitch, Rodrigo Lombardi e Luís Miranda.
Antes da sessão iniciar, a mestre de cerimônias, Nínive Caldas, ressaltou o apoio ao estado do Rio Grande do Sul, após quase um mês e meio do início das enchentes. Em seu discurso, a atriz ressaltou o laço de irmandade que o festival pernambucano mantém com Gramado: “Por tudo o que tem passado a população do Rio Grande do Sul nos últimos 45 dias. Por essa lembrança, vale destacar que o Cine-PE sempre teve fortes ligações com a comunidade gaúcha, principalmente pelo seu laço fraterno que mantém até hoje com o audiovisual, por meio do seu coirmão, o Festival de Cinema de Gramado”, enfatizou. A programação do 28º Cine-PE segue até o dia 11 de junho.
Festival de Gramado acontece em agosto
Apesar do cenário desafiador do Rio Grande do Sul, a 52ª edição do Festival de Gramado está confirmada e acontecerá entre os dias 9 e 17 de agosto. Serão nove dias de programação no tradicional Palácio dos Festivais incluindo as tradicionais mostras competitivas, além de programação paralela, que conta com mostras acessível, infantil, cinema nos bairros e exibições hors concours. As homenagens com os troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado estão mantidas.
As atualizações do evento podem ser acompanhadas através do site oficial www.festivaldegramado.net.