Home NotíciasCâmara Municipal de GramadoAtualização necessária: Regimento Interno da Câmara passa por revisão para atender novas demandas

Atualização necessária: Regimento Interno da Câmara passa por revisão para atender novas demandas

por Redação Onde.ir
Câmara Municipal de Vereadores de Gramado

Você já ouviu falar no Regimento Interno da Câmara Municipal de Gramado? Ele é o conjunto de normas que organiza e define o funcionamento político e administrativo da Casa do Povo. É nele que estão estabelecidas regras para a realização das sessões – sejam ordinárias, extraordinárias ou solenes – além de dispor sobre a tramitação dos projetos de lei, a eleição da Mesa Diretora e a atuação das comissões permanentes. Em outras palavras, o Regimento Interno é o instrumento que garante a transparência, a ordem e a democracia no processo legislativo.

O atual Regimento Interno da Câmara foi instituído pela Resolução nº 14, de 18 de dezembro de 2017. Desde então, algumas alterações pontuais já foram feitas para modernizar a norma e adequá-la às necessidades do município. No entanto, o cenário político e social atual exige uma revisão mais ampla e profunda, para adaptar o texto às novas demandas de governança e às práticas legislativas contemporâneas.

Com este objetivo, a Câmara de Gramado instituiu uma Comissão Temporária de Análise e Modificação do Regimento Interno, composta pelos vereadores Rafael Ronsoni (presidente), Pedro Lazaretti (vice-presidente) e Roberto Cavallin (membro).

Na última quarta-feira, dia 02, integrantes da Comissão realizaram uma visita técnica à Câmara Municipal de Porto Alegre. Na ocasião, foram recebidos pela presidente do Legislativo da capital, vereadora Comandante Nádia, e tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o funcionamento do parlamento porto-alegrense, seus processos legislativos e suas práticas administrativas.

Estiveram presentes na visita os vereadores Rafael Ronsoni, Pedro Lazaretti, Vivi Cardoso, Profª Denise e Neri da Farmácia. “Essa foi uma visita extremamente produtiva. Fomos buscar ideias, sugestões e inspirações para tornar o nosso Regimento Interno mais moderno e eficiente. Conhecer como outras Casas Legislativas funcionam é fundamental para aprimorarmos o trabalho em Gramado e garantirmos um processo legislativo cada vez mais democrático e transparente”, destacou o vereador Rafael Ronsoni.

Com essa iniciativa, a Câmara Municipal de Gramado reafirma seu protagonismo como espaço de diálogo e construção coletiva, sempre buscando atualizar suas normas, modernizar seus processos e oferecer à comunidade uma gestão pública mais eficiente, transparente e próxima da realidade de todos os cidadãos.

Veja também