Um espaço que resgata memórias afetivas nos adultos é usado para aprendizagem por crianças da rede pública de Gramado na 34ª Festa da Colônia, que vai até 18 de maio. O projeto Escolinha Rural utiliza uma antiga Brizoleta para passar conhecimento aos alunos gramadenses. Revitalizada, a Escola Municipal Flores da Cunha, que funcionou entre 1955 e 1982, na Serra Grande, foi instalada no Complexo Expogramado em 2023 e, durante a festa, recebe estudantes para atividades pedagógicas. Ao total, 11 turmas da rede municipal irão participar das visitas guiadas, que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h.
Os grupos são recepcionados pela atriz e contadora de histórias Fernanda Guesla Frohlich. O roteiro começa com uma visita ao Museu das Etnias, que funciona no Palco Origens. Depois, os grupos partem para a atividade na Brizoleta. “Faço uma explanação sobre a parte historiográfica, falando do tropeirismo e sobre os viajantes que paravam aqui para descansar. Gramado era um lugar bom para descanso. Começamos explicando sobre os luso-brasileiros até abordar a chegada dos imigrantes alemães e italianos”, afirma Fernanda.
Depois da explanação histórica, os estudantes assistem a uma contação de histórias. “Com o título Chinelinho de Pano, o conto remete para a infância dos meus pais na Serra Grande. De forma lúdica, ilustro como viviam na roça e os desafios que tiveram que enfrentar”, diz a atriz.
Para finalizar a atividade, as crianças participam de uma oficina de produção de brinquedos com materiais naturais, como pinhas, sabugos de milho, palha, grãos, tecidos, palitos de madeira e outros. “O objetivo é fazer com que os alunos tenham experiências com brinquedos semelhantes aos da infância dos nossos avós”, frisa Fernanda.
O espaço da Brizoleta receberá, ainda, oficinas de gastronomia ministradas pelo Senac Gramado e oficinas de educação financeira promovidas pelo Sicoob.