Home NotíciasCâmara Municipal de GramadoCâmara disponibiliza Constituição Federal em Miúdos para escolas

Câmara disponibiliza Constituição Federal em Miúdos para escolas

por Redação Onde.ir
Câmara Municipal de Vereadores de Gramado

Você sabia que hoje, 25 de março, é comemorado o Dia da Constituição Federal? Há exatos 201 anos, o Brasil ganhava sua primeira Constituição, assinada pelo imperador Dom Pedro I. Desde então, o país já teve mais de seis constituições, cada uma refletindo os diferentes contextos históricos e sociais de sua época.

A Constituição em vigor é a de 1988, promulgada após o fim da Ditadura Militar e conhecida como Constituição Cidadã. Esse marco legal assegura os direitos fundamentais dos cidadãos, garante a liberdade de pensamento e combate abusos de autoridade. Entre os avanços que trouxe, destacam-se: Educação como dever do Estado; Defesa do consumidor; Combate ao racismo; Voto para analfabetos e jovens a partir de 16 anos; Garantia da posse de terras para povos indígenas.

Como lei mais importante do país, a Constituição organiza o Estado e estabelece os direitos e deveres de todos os brasileiros. Pensando na importância de disseminar esse conhecimento entre os jovens, a Escola do Legislativo – Ivo Bezzi, da Câmara de Gramado, disponibiliza gratuitamente o livro Constituição em Miúdos. Voltado para adolescentes de 12 a 15 anos, o material apresenta os principais temas da Constituição de forma acessível e didática.

Mais do que ensinar sobre direitos e deveres, o livro estimula a reflexão, desperta o interesse pelo tema e incentiva uma participação mais ativa na sociedade. Ele pode ser utilizado em sala de aula ou lido de forma independente pelos jovens.

Quer garantir o seu exemplar?

A distribuição é gratuita! Basta entrar em contato pelo telefone (54) 99981-8136, com Fábio Schmatz, diretor da Escola do Legislativo.

O presidente da Câmara, vereador Ike Koetz (Progressistas), destaca a importância dessa iniciativa: “Esses livros estavam guardados na Câmara há muito tempo, mas entendemos que eles precisam estar nas mãos dos jovens. Queremos dar a oportunidade para que conheçam mais sobre as leis do país e o papel de cada cidadão. Convidamos todos os interessados a virem até a Câmara para garantir seu exemplar.”

Veja também