domingo, 23 jun 2024
InícioNotíciasCanela RSCanela inicia mobilização para captar Campus do IFSUL

Canela inicia mobilização para captar Campus do IFSUL

O primeiro passo foi dado para que o município de Canela receba um Campus do IFSUL – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense. A vinda da instituição para a região depende de uma série de fatores e articulações como a mobilização da comunidade local. E esse pré-requisito foi cumprido com maestria por Canela, durante evento realizado na manhã da última sexta-feira (22), no Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela. Capitaneado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, o ato contou com a participação de diversas entidades, além de autoridades municipais, estaduais e federal.

A solenidade iniciou com uma bela apresentação da Banda Marcial da Escola Estadual Neusa Mari Pacheco e na sequência o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, deu início aos trabalhos. “A necessidade de qualificarmos a mão de obra local é um apelo do empresariado e um problema apontado em diagnóstico contratado pela administração. Ao mesmo tempo tivemos um crescimento significativo da população jovem do nosso município. E o IFSUL pode ser a ferramenta de transformação desta realidade, pois trata-se de uma instituição com credibilidade, que contribui para o desenvolvimento regional em todos os locais onde atua”, avalia o secretário Luciano Melo.

A mesa principal do evento foi composta pelo prefeito Constatino Orsolin, pelo deputado Federal Pompeo de Mattos, pela vereadora Carmen Seibt representando o Legislativo canelense, pela secretária Municipal de Educação, Janete da Silva Santos, pelo presidente da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, Maurício Boniatti e pelo reitor do IFSUL, Flávio Nunes, que apresentou a instituição aos presentes. “Nossa proposta é oferecer uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, por meio de cursos técnico e de nível médio e superior, qualificando as pessoas para enfrentarem o mercado de trabalho”, comentou Flávio.

ARTICULAÇÃO EM BRASÍLIA

O IFSUL já conta com 14 campus e mais de 60 polos espalhados pelo Estado, oferecendo mais de 164 cursos técnicos e superiores. O deputado Federal Pompeo de Mattos, integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, colocou-se à disposição para auxiliar Canela e o Instituto nas articulações em Brasília. “A educação emancipa, liberta e qualifica! Canela precisa disso e tem o que oferecer em contrapartida, inclusive por sua localização regionalizada e por toda estrutura disponível para que aqui o Instituto Federal se estabeleça. Estamos juntos nesta luta e vamos abrir janelas e construir pontes lá em Brasília para que isso aconteça”, afirmou o deputado Pompeo de Mattos.

Já o prefeito Constantino Orsolin anunciou que o município possui um terreno, de fácil acesso no Distrito Industrial, que poderá ser destinado para a instalação do campus. “A vontade se tem e essa mobilização mostra que Canela realmente quer o IFSUL! No próximo mês vamos à Brasília participar da Marcha dos Prefeitos e vamos levar essa pauta ao Ministério da Educação e as bancadas, independentemente de partidos políticos”, comentou Orsoin.

MOÇÃO DE APOIO

O secretário Luciano Melo recebeu uma Moção de Apoio da Câmara de Vereadores de Canela e ouviu um depoimento emocionado de um estudante canelense. “Estou muito feliz com esta possibilidade! Queremos ingressar no mercado de trabalho, mas realmente falta conhecimento em certos casos. Precisamos de oportunidades e acesso a cursos profissionalizantes para darmos continuidade nas nossas vidas”, disse Adrian Rafael da Silva Santos, que frequenta o Centro Social Padre Franco. Representando a Casa Civil do Governo do Estado esteve presente na solenidade o assessor Gilberto Cezar. “Acredito que alcançamos nosso objetivo nessa audiência pública, defendendo os interesses e os direitos da nossa comunidade em uma causa tão importante e nobre como essa que envolve a educação”, concluiu Luciano Melo. Antes de encerrar o evento, de forma unânime, todos presentes sinalizaram positivamente para que Canela de continuidade no trabalho de captação do Campus da IFSUL.

Fonte|Foto: Prefeitura Municipal de Canela | Rafael Zimmermann
Mais Notícias

Roteiros em Destaque