InícioNotíciasCâmara Municipal de CanelaCarla Reis comemora aprovação do Plano Municipal Cultura

Carla Reis comemora aprovação do Plano Municipal Cultura

Durante a Sessão Ordinária realizada na noite desta segunda-feira (10), o Município deu um passo importante para a Cultura. Na ocasião, foi aprovado por unanimidade o Plano Municipal de Cultura.

Por muitos anos, a Vereadora Carla Reis, que sempre levantou a bandeira da Cultura, vem lutando por melhorias para o setor, como a criação de Políticas Públicas para o desenvolvimento de projetos para a área. “Com a aprovação do Plano, o Sistema Municipal de Cultura fica completo, pois a partir de agora, Canela pode começar a pensar em projetos culturais para que possamos buscar recursos Estaduais e Federais por meios de Leis de incentivo”, declarou Carla.

Em 2021, a Vereadora mudou a Lei do Conselho Municipal de Cultura, pois até então, só podiam fazer parte dele, aqueles que fossem indicados por entidades e com a mudança da Lei pessoas da sociedade civil envolvidas e que fazem Cultura puderam ter a oportunidade de participar do Conselho, sendo número de integrantes igualitário sociedade civil e Poder Público.

Já à frente da Secretaria de Turismo, Carla deu início a um novo processo para que a cidade pudesse ter o seu Sistema Municipal de Cultura. Para isso, realizou no início de 2022, à Conferência Municipal de Cultura, onde foi constituído o Conselho Municipal. A partir disso, iniciou-se a elaboração do Plano Municipal de Cultura, assim como também foram deixados alguns projetos encaminhados como o Festival de Teatro, Feira do Livro e Festican.

Uma das lutas da Vereadora também é para que a Cultura esteja presente em toda a comunidade, valorizando os artistas locais. “Um dos objetivos que sempre tive é para que se trabalhe a cultura nos bairros e nas escolas, ainda sonho com o Centro de Artes Integradas em Canela, voltado para jovens e adultos. Além disso, temos que criar um sistema para fomentar o trabalho dos nossos produtores culturais, bem como dos artistas do Município, os contratando para os eventos locais, pois além de valorizá-los iremos também gerar e girar a economia”, disse.

Agora com o sistema Municipal de Cultura formado, a próxima luta da Vereadora é para que seja feita a revitalização de espaços culturais como a Casa de Pedra e o Teatro Municipal. “Além do desenvolvimento de projetos e busca de recursos para a área, temos que revitalizar os espaços culturais para que a arte e a cultura sejam promovidas dentro do Município”, disse.

Carla Reis declarou que a cultura faz parte das nossas vidas. “Investir em cultura é investir em saúde, em educação, em desenvolvimento social, em segurança pública e em pessoas, pois arte e cultura é transformar vidas”, disse.

Fonte|Foto: Câmara Municipal de Vereadores de Canela |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque