O projeto de City Branding de Gramado, entregue no meio deste ano pela consultoria N/ Lugares Futuros, chegou a uma nova etapa. Ontem (17), aconteceu a primeira reunião presencial do Comitê Gestor da Marca Lugar Gramado, criado por decreto municipal como parte da estratégia do projeto ‘Gramado do Amanhã’. O comitê é formado por representantes do poder público, entidades e associações do município, tendo a missão de garantir a continuidade das ações propostas, envolvendo a comunidade no processo de construção e fortalecimento da identidade de Gramado como destino turístico.
Durante a reunião, foi apresentado o plano estratégico resultante da 4ª fase do projeto, que contempla 44 iniciativas com prazos de execução que vão desde o início imediato até os próximos 10 anos. Para viabilizar o andamento dessas propostas, os integrantes foram organizados em três Grupos de Trabalho (GT’s), distribuídos por áreas de interesse. “O comitê representa a união da sociedade civil e do poder público em torno de um mesmo propósito: assegurar que Gramado siga sendo um destino autêntico, sustentável e competitivo. O engajamento da comunidade é essencial para que a marca Lugar Gramado seja uma construção coletiva e duradoura”, avalia o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato.
PROJETO GRAMADO DO AMANHÃ
O projeto ‘Gramado do Amanhã’ envolveu ampla participação popular ao longo de suas fases, com oficinas, consultas públicas e workshops que discutiram singularidades, percepções e expectativas sobre o futuro do município. Todo esse processo resultou em uma estratégia que valoriza a essência local, ao mesmo tempo em que projeta a cidade para o futuro do turismo e da qualidade de vida de seus moradores.
Com a instalação do Comitê Gestor, inicia-se agora a etapa de implementação prática das ações, garantindo que as ideias e propostas elaboradas ao longo dos últimos meses se transformem em projetos concretos para o desenvolvimento da cidade.