segunda-feira, 16 set 2024
InícioNotíciasGeraisConcurso faz com que crianças percam o medo da matemática

Concurso faz com que crianças percam o medo da matemática

Não é de hoje que a matemática é vista como uma das disciplinas mais desafiadoras da escola, provocando uma sensação de insegurança que, desde cedo, afasta os estudantes de carreiras que envolvem a matéria. Não é à toa que, há nove anos, o Brasil continua entre os países que apresentam as piores taxas de desempenho na matemática. Os dados falam por si só: segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 2% dos estudantes brasileiros alcançaram os níveis mais altos de proficiência no ensino fundamental.

Sabendo disso, a UpMat Educacional, empresa que atua na educação básica para inovar o ensino da matemática em escolas públicas e particulares do país, trouxe para o Brasil o Canguru de Matemática, concurso internacional de origem francesa que promete espantar esse medo e revolucionar a aprendizagem para alunos de todos os cantos do mundo.

Criado em 1991, o Canguru de Matemática é aplicado para mais de seis milhões de estudantes em mais de 95 países, com a missão de estimular, de forma acessível e divertida, o interesse pelo raciocínio lógico e pela resolução de problemas. O concurso é aplicado no Brasil desde 2009 e, em 2018, passou a ser representado pela UpMat Educacional.

“Estudar matemática nos garante benefícios não só neurológicos como também profissionais, nos inserindo em trabalhos bem-sucedidos. No entanto, vemos que o interesse pela matéria ainda é muito baixo. Então, em parceria com o concurso Canguru, a nossa missão é universalizar a disciplina com métodos cada vez mais lúdicos e inovadores para os alunos”, explica Cristina Diaz, CEO e cofundadora da UpMat Educacional.

Os exames do Canguru de Matemática são realizados uma vez por ano e contam com questões produzidas por especialistas de vários países. Neste ano, a prova  foi aplicada para mais de 4,5 mil escolas e 938 mil estudantes do Brasil, que vão do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Como um concurso é capaz de engajar tanta gente?

Segundo Diaz, a resposta está na mistura entre a competitividade saudável do concurso e a tecnologia da UpMat Educacional. “A Comunidade Canguru tem o potencial de criar questões desafiadoras e muito interessantes, e o público brasileiro valoriza muito esse tipo de conteúdo. Além disso, os professores são nossos grandes aliados na nossa missão. Pensando neles, criamos o Canguru Experience.”

O Canguru Experience é uma ferramenta pedagógica que oferece, a professores e escolas, um acesso completo a planos de aula e curadoria de materiais internacionais exclusivos do Canguru de Matemática. Dessa forma, além de garantir uma aprendizagem leve e divertida durante o ano letivo, a plataforma aprimora as estratégias dos docentes e, ainda, contribui para uma qualidade de ensino inovadora.

“É fácil perceber o quanto as crianças sentem dificuldade em visualizar aplicações práticas da disciplina e o quanto ela é exaustiva no modelo tradicional de ensino, que apresenta técnicas engessadas e defasadas em comparação com as novas abordagens que vemos pelo mundo. Portanto, a UpMat Educacional quer mostrar como o concurso Canguru está disposto a traduzir a matemática com uma linguagem simples, acessível e inédita”, finaliza a CEO.

Fonte|Foto: https://upmat.com.br/ |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque