Além das atividades diárias que acontecem no CTG Manotaço, no Centro de Cultura Arno Michaelsen e no Galpão da Hospitalidade da Várzea Grande, a programação dos Festejos Farroupilhas 2023 inclui três exposições temporárias que valorizam a história do povo gaúcho.
No coreto da Praça Major Nicoletti, está aberta a exposição “Guasqueiro e a Arte Gaúcha do Couro”. Com curadoria de Fernanda Valente e Rodrigo Schlee, a mostra apresenta objetos que remontam a formação do gaúcho. A visitação é gratuita e pode ser realizada diariamente, das 11h às 19h.
A história da erva-mate está retratada no Museu Hugo Daros, com itens e fotografias que retratam a exploração da planta em Gramado. O endereço do museu é R. São Pedro, 347, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h45 e das 13h30 às 17h45.
Já o Museu Major José Nicoletti Filho recebe a exposição de “Indumentária Gaúcha” com curadoria do Grupo Folclórico Os Tapejaras. O museu fica na Rua Emílio Sorgetz, 234, e abre de terça-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30, com entrada gratuita.
As três mostras ficam em cartaz até o dia 19 de setembro, com entrada gratuita.