quarta-feira, 12 jun 2024
InícioNotíciasGramado RSFestival de Cinema de Gramado tem 1.100 filmes inscritos

Festival de Cinema de Gramado tem 1.100 filmes inscritos

A organização do Festival de Gramado, um dos mais prestigiados eventos cinematográficos do Brasil, anuncia que sua 52ª edição registrou 1.100 filmes inscritos. Os números representam um aumento de 7% nos filmes inscritos para as mostras de Curtas-Metragens Brasileiros (CMB), Curtas-Metragens Gaúchos (CMG), Longas-Metragens Brasileiros (LMB), Longas-Metragens Documentais (LMD) e Longas-Metragens Gaúchos.

Ao total, são 1.100 filmes inscritos: 114 longas-metragens brasileiros, 158 longas-metragens documentais, 679 curtas-metragens brasileiros, 120 curtas-metragens gaúchos e 29 longas-metragens gaúchos que participarão da seleção. Na série histórica, computada desde 2012, os números colocam a edição como a segunda com maior número de produções inscritas.

Um destaque significativo dentro desse conjunto é o número de filmes gaúchos, tanto de curtas quanto de longas-metragens. Com um total de 149 inscrições, os cineastas do Rio Grande do Sul demonstram sua forte presença e participação ativa no festival. Esse número representa o maior índice da série histórica do evento em tempos de enchentes no estado, mostrando que, mesmo diante de desafios e adversidades, a produção cinematográfica local continua pulsante.

A organização comemora os resultados positivos e agradece pela confiança dos realizadores no evento, ainda que em um cenário desafiador para os produtores gaúchos. “Sabemos que é um momento difícil para a cadeia do audiovisual, principalmente os profissionais da cultura do Rio Grande do Sul. Ter recebido esse número de inscrições em um momento tão difícil reforça nosso compromisso com o setor e nos garante a confiança para realizar mais um Festival. Queremos agradecer a todos os realizadores que confiaram seus filmes a Gramado”, comenta a Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

Produções de 25 estados e do Distrito Federal estão entre os inscritos. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia são os estados que concentram o maior número de produções.

A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorrerá entre os dias 9 e 17 de agosto.

Fonte|Foto: Pauta Assessoria |
Mais Notícias

Roteiros em Destaque