sábado, 02 mar 2024 00:20:35
InícioNotíciasGeraisFestival gastronômico vai valorizar pequenos restaurantes e produtores artesanais da Serra Gaúcha

Festival gastronômico vai valorizar pequenos restaurantes e produtores artesanais da Serra Gaúcha

O Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha, que será realizado entre os dias 11 de outubro e 26 de dezembro, será uma grande oportunidade para que pequenos restaurantes situados fora do eixo Gramado-Canela possam divulgar seus pratos típicos, pois geralmente ficam de fora dos grandes eventos gastronômicos.

Além dos estabelecimentos, os pequenos produtores artesanais também terão a oportunidade de mostrar seus produtos ao grande público que visitará a região atraído pelas festividades natalinas e de fim de ano. Estabelecimentos de Gramado, Canela e Bento Gonçalves também poderão ter a oportunidade de reforçar sua já reconhecida e premiada gastronomia.

Um deles é o Restaurante La Table D´Or, de Gramado, especializado em gastronomia mediterrânea, que participará do festival com o Crevettes et Truffes aux Fromage, camarões grelhados com massas trufadas de muçarela e manjericão ao molho quatro queijos, idealizado pelo Chef Paulo Gradin.

Será o primeiro festival a reunir as 18 cidades da região, já nascendo como o maior do segmento gastronômico do Brasil em duração, com 76 dias. O evento pretende promover experiências inusitadas para o público, formadores de opiniões e para toda a cadeia que compõe os elementos principais da gastronomia regional da Serra Gaúcha.

Poderão participar estabelecimentos da Região das Hortênsias (Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula), Região da Serra – Uva e do Vinho (Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Veranópolis) e Campos de Cima da Serra (Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São José dos Ausentes, Vacaria).

O Festival Sabores da Serra Gaúcha reunirá os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, chocolaterias, produtores artesanais e similares da região.

O final do ano foi escolhido pois nesta época a região recebe, em média, 3,6 milhões de turistas, de acordo com as prefeituras, oriundos de diversas regiões do Brasil e de outros países, grande parte com alto poder aquisitivo, em busca de atrativos de eventos natalinos.

O principal objetivo do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha é divulgar e valorizar a rica gastronomia regional, observando a utilização de insumos encontrados na região, por meio de produtores locais. Portanto, não haverá premiações.

“O Festival será indoor, ou seja, ocorrerá simultaneamente entre os estabelecimentos e reunirá os principais nichos da gastronomia. Esse  modelo possibilita que os estabelecimentos participantes possam ter o controle da qualidade de seus produtos e da segurança alimentar, além de poder ampliar a possibilidade de fidelização dos clientes, ainda que sazonais, atrair novos clientes para conhecer a gastronomia de cada estabelecimento e aumentar o ticket médio, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares”, explica Reginaldo Pupo, da Sabores da Montanha, organizadora do festval.

Segundo ele, isso também oferece comodidade aos clientes, que têm à disposição a estrutura básica como banheiros, estacionamentos, entre outras facilidades.

Como participar?

Para participar do Festival os estabelecimentos deverão criar um prato ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias, chocolaterias e docerias também poderão criar produtos específicos.

Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes.

Na prática, nada muda no dia a dia de um restaurante. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários.

Para participar, os estabelecimentos deverão entrar em contato por meio do Instagram @saboresdamontanha_br ou pelo WhatsApp (11) 9-5435-3665. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link https://saboresdamontanha.com.br/formulario-de-inscricao-serra-gaucha/ até o dia 15 de setembro.

Festival em São Paulo, Minas e Rio

A Sabores da Montanha já vem realizando nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que teve início no último dia 2 de junho e prosseguirá até 30 de julho em 29 cidades dos três estados, espalhadas pelas regiões da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Vale Histórico, Sul de Minas Gerais e Sul Fluminense. Ao menos 70 restaurantes estão inscritos para este evento. Saiba mais sobre este festival em www.saboresdamontanha.com.br.

Grupo Sabores

A Sabores da Montanha, organizadora do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira paulista.

O grupo também gerencia a Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.

SERVIÇO | FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA SERRA GAÚCHA  

Início: 11 de outubro de 2023

Término: 26 de dezembro de 2023

Informações: (11) 9-5435-3665 | @saboresdamontanha_br

Fonte|Foto: ClubPress Comunicação Corporativa | Divulgação
Mais Notícias

Roteiros em Destaque