Gramado ganhou, a partir desta quinta-feira, dia 9, um novo e encantador roteiro turístico: a Rota das Nuvens. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal com cinco votos favoráveis. Os vereadores Rafael Ronsoni, Pedro Lazaretti e professora Denise não participaram da sessão. A nova lei tem como objetivo incluir o município em um circuito regional que conecta Igrejinha e Três Coroas, no Vale do Paranhana.
A rota inicia na ERS-115, na divisa entre Igrejinha e Taquara, passa pelo centro de Igrejinha, segue pela estrada Edgar Willy Wolff e percorre estradas adjacentes da Serra Grande, em Gramado, até chegar ao limite entre Igrejinha e Três Coroas.
A entrada de Gramado nesse circuito oficializa a identidade visual da rota e abre caminho para investimentos em infraestrutura, preservação ambiental, valorização cultural e ações conjuntas de promoção turística.
O grande destaque do projeto é a valorização da Serra Grande, uma das regiões mais autênticas e exuberantes do município. O visitante poderá vivenciar a gastronomia típica das culturas italiana e alemã, desfrutar de mirantes com vistas panorâmicas, conhecer paredões de pedra e parreirais de uva — um percurso que conecta natureza, tradição e cultura do interior de Gramado.
“A rota, que cruza o interior de cidades vizinhas, chega a Gramado pela Serra Grande, potencializando aquela região, além de oferecer uma nova alterantiva de acesso a cidade”, destacou o secretário municipal de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato.
Além do fortalecimento da Serra Grande, a Rota das Nuvens reforça a integração turística entre os municípios participantes, ampliando campanhas promocionais conjuntas e atraindo diferentes perfis de visitantes. Trata-se de uma iniciativa que alia desenvolvimento econômico, sustentabilidade e identidade cultural.