domingo, 23 jun 2024
InícioNotíciasGramado RSImportadores de calçados das Américas e Ásia em novembro em Gramado (RS)

Importadores de calçados das Américas e Ásia em novembro em Gramado (RS)

Importadores dos cinco continentes vêm fazer negócios em Gramado (RS) ainda este ano. Eles participam da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, realizada nos pavilhões do Centro de Eventos do Serra Park, de 20 a 22 de novembro. Serão mais de 130 compradores internacionais, representando 50 empresas de mais de 30 países. O destaque vai para o continente americano, mais especificamente para países das América Latina e Central, seguidos de importadores da Ásia, Europa, África e Oceania. “Todos eles vêm com subsídios de passagens e hospedagens através de um esforço coletivo da promotora e dos sindicatos patronais parceiros que fazem a seleção e o custeio destes profissionais, através do nosso projeto Grupo de Importadores, criado para impulsionar o comércio internacional dos nossos expositores. Convidamos sempre um número expressivo que impacta anualmente a produção nas fábricas”, diz Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira.

Estes importadores, segundo Isaque Weber, gerente de vendas da Werner Calçados, de Três Coroas (RS), dão o start  na coleção, fazendo as máquinas trabalharem a partir do mês de janeiro até o mês de março do ano seguinte, já que a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, lança as coleções outono/inverno. “Depois deste ciclo inicial entram os pedidos do nosso mercado doméstico e dos países que possuem as estações do ano invertidas em relação a nós”, diz ele. O Grupo de Importadores é fundamental neste processo, “pois dificilmente conseguiríamos mobilizar um número tão expressivo de importadores sem esta dinâmica de isentá-los dos custos de viagem”, enfatiza Weber. Também Cristiano Koch, da exportação da Valentina, de Três Coroas (RS), aponta a importância dos compradores estrangeiros na feira, afirmando que eles garantem cerca de 25 a 30% da produção do segundo semestre do ano. “Esta movimentação comercial só é possível através de um esquema planejado e que tem o potencial em atrair as empresas internacionais que fazem a diferença em nosso setor”, sublinha Koch.

Entre os mais de 130 compradores confirmados até agora, faltando ainda quase 80 dias para o início da feira, a grande maioria vem de 16 países das Américas: Argentina, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, EUA, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. Da Ásia, os importadores vêm Kuait, Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Líbano e Bahrein. Alemães, portugueses, espanhóis e poloneses serão os representantes europeus. Da África vêm profissionais da Líbia e África do Sul, e a Austrália será o único país representando aqui no Brasil, nesta feira de calçados, a Oceania. É muito fácil os expositores acessarem estes profissionais, basta fazer adesão ao Grupo de Importadores, através do e-mail:  [email protected], sem custo. E todos que estiverem inscritos podem indicar novos importadores até o dia 05 de setembro, próxima terça-feira.

Fonte|Foto: Marta Araujo | Conteúdos Jornalísticos | Cálita Pires de Oliveira
Mais Notícias

Roteiros em Destaque