Está implantado em Nova Petrópolis o Comitê Gestor de Soluções, mecanismo criado pela Administração Municipal como estratégia de ação frente à catástrofe climática de maio de 2024. Além das secretarias que integram o Executivo Municipal, os dez grupos de trabalho que integram o comitê contam com os poderes Legislativo e Judiciário e mais dez órgãos e entidades, além de voluntários que atuam no amparo às vítimas.
A apresentação dos grupos de trabalho e os seus respectivos integrantes ocorreu no dia 31 de maio, em reunião no auditório do Espaço Sicredi. Cerca de 100 pessoas acompanharam a apresentação.
Além dos diversos setores da Administração Municipal e poderes Legislativo e Judiciário de Nova Petrópolis, o Comitê Gestor de Soluções conta com representações dos Bombeiros Voluntários, Defesa Civil, Brigada Militar, Polícia Civil Ministério Público, Sicredi Pioneira, Acinp, CDL, Sindicato dos Agricultores e Emater. Também estão envolvidos os representantes dos voluntários, em especial os jipeiros e as lideranças dos abrigos montados no Centro e na Vila Germânia.
De acordo com o prefeito Jorge Darlei Wolf e o vice-prefeito Martim Wissmann, que estão à frente do Comitê Gestor de Soluções, os dez grupos de trabalho ainda poderão receber mais participantes, já que novas circunstâncias devem surgir com o andamento das atividades.
Entre as ações gerais a serem desenvolvidas está a busca de soluções para as zonas afetadas; definir diretrizes de retomada industrial, comercial e turística; organizar ações para recuperação do setor agropecuário; promover a cultura da prevenção; criar sistemas de alertas; reconstruir e garantir acessos viários; desenvolver políticas públicas para reassentamentos; desenvolver ações de auxílio e apoio; e realocar famílias para zonas seguras.
Grupo de trabalho:
O Comitê Gestor de Soluções de Nova Petrópolis conta com dez grupos de trabalho (GTs) assim definidos:
– Defesa Civil;
– Gestão Territorial;
– Moradia Segura;
– BR-116 e Estradas Intermunicipais;
– Estradas e Acessos Internos;
– Reconstrução da Agricultura;
– Saúde Mental;
– Assistência Social;
– Turismo, Indústria e Comércio;
– Animais.