quarta-feira, 12 jun 2024
InícioNotíciasGramado RSSecretaria da Saúde alerta sobre novos registros de circulação da febre amarela...

Secretaria da Saúde alerta sobre novos registros de circulação da febre amarela no RS

A febre amarela é uma doença grave, mas pode ser prevenida através da vacinação. Ela é causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano (quando há transmissão dentro das cidades), sendo que até hoje no Brasil, foi observado apenas o ciclo silvestre. A evolução da doença é rápida e o nível de seriedade pode variar, tendo alta letalidade nas formas mais graves.

O Estado emitiu um alerta após 4 bugios mortos pela doença terem sido encontrados na área de floresta de Pinhal da Serra, na divisa com Santa Catarina, o que comprova a circulação do vírus em nossas matas (os bugios servem como indicadores da presença do vírus, mas não transmitem a doença para os humanos), e em outubro deste ano foi confirmada a circulação do vírus em Três Coroas, Caxias do Sul, entre outras localidades.

Os sintomas da doença são febre de início súbito, icterícia (amarelão) e hemorragia, e a principal forma de prevenção é a vacina, que está disponível em todas as salas de vacinação do município, para todas as pessoas entre 9 meses e 59 anos, que não estejam imunossuprimidas. A vacinação é contra indicada para gestantes, mulheres que amamentam bebês menores de 6 meses e pessoas imunossuprimidas (peça orientação para seu médico). Idosos acima de 60 anos podem ser vacinados mediante avaliação e liberação de seu médico.

Pessoas que não podem ser vacinadas devem evitar passeios e trilhas em florestas e áreas silvestres, uma vez que o mosquito transmissor circula nesta área. Quem vive/trabalha perto de matas ou precisa exercer atividades silvestres, deve usar repelentes ambientais e corporais, roupas de mangas compridas e mosquiteiros.

No caso de encontro com macacos doentes ou mortos, não se deve manipulá-los, avise imediatamente a Vigilância Ambiental através do telefone (54) 99903-4115.

A vacina está sendo oferecida de segunda a sexta em todas as salas de vacinação. Confira os horários de funcionamento:

UBS Floresta: Das 7h30 às 16h, sem fechar ao meio-dia

ESF Várzea Grande: Das 7h30 às 17h, sem fechar ao meio-dia

UBS Centro: Das 8h às 12h e das 13h às 16h45

UBS CAIC: Das 8h às 11h e das 14h às 16h30

ESF Pórtico: Das 8h às 11h e das 14h às 16h30

Dúvidas: (54) 99676-2802 ou epidemio@gramado.rs.gov.br

Fonte|Foto: Prefeitura Municipal de Gramado | Ascom/PMG
Mais Notícias

Roteiros em Destaque